Vídeo mostra adega do ex-presidente Lula em Curitiba (Atibaia) #boato

Boato – Filmagem mostra a adega de vinhos caros do ex-presidente Lula. Vídeo foi feito em Curitiba (ou no sítio de Atibaia).

Mesmo preso há quase um ano em Curitiba, o ex-presidente Lula, volta e meia, viraliza em boatos na internet com “bens esplendorosos por aí”. E a última que apareceu na internet deixou muita gente com água na boca.

Mensagens no Facebook e Twitter (entre outros locais) são acompanhas de um vídeo que mostra o que seria a adega particular do ex-presidente. Em um ambiente climatizado, a filmagem mostra rótulos caros. No texto, há divergências. Algumas versões falam que é a adega de Lula em Curitiba. Outras falam que é a adega de Lula no sítio de Atibaia. Leia:

Versão 1: *VEJAM A ADEGA DO PRESIDIÁRIO LULA.* *POR INCRÍVEL QUE PAREÇA TEM GENTE QUE DIZ QUE ELE NÃO É CORRUPTO*. *’LULA LIVRE’; POR MIM NEM NO BANHO DE SOL EU DEIXARIA ELE IR.* *ACORDA POVO INOCENTE !*

Versão 2: BOMBA: ADEGA DE VINHO DO FDP DO LULA . VINHOS QUE CHEGAM A 100 MIL REAIS EM CURITIBA QUE ELE TEM DIREITO NO SEU HOTEL NA PF. ELE TÁ PRESO??? KKKKKKKKKK PIADA

Versão 3: Revelada a adega do Lula no sítio de Atibaia. A garrafa mais barata é mil reais. Tem onze garrafas que custam cento e onze mil reais, totalizando um milhão, duzentos e vinte e um mil reais. Todas as garrafas da adega ultrapassam o valor de um bilhão de reais. Foi tudo apreendido pela polícia federal e leiloado para recuperar o dinheiro público roubado.

Vídeo mostra adega do ex-presidente Lula em Curitiba (Atibaia)?

A tal história (seja na versão Curitiba ou versão Atibaia) viralizou na internet. Mas será mesmo que ela é a adega de Lula? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para além do fato de que “bens atribuídos a Lula” são pano de fundo para muitos boatos na internet, a mensagem segue aquele roteiro básico das fake news (vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis) e a contradição de local (Curitiba ou Atibaia) deixa a impressão de que há algo errado na história.

Ao buscar sobre a tal história de “adega de Lula”, até achamos uma denúncia publicada em 2016 no site Antagonista. Só tem dois detalhes. 1) As imagens mostram um lugar muito mais modesto. 2) O vídeo gravado não é da tal adega.

Ao buscar pelas imagens, chegamos à verdade. Se trata de uma adega de vinhos de Curitiba, mas não pertence a Lula. Essa matéria da Gazeta do Povo aponta que o local se chama Durski International Cuisine. As imagens da reportagem e do site oficial do local “batem” com a descrição.

Resumindo: a história que aponta que um vídeo mostra qual é a adega do ex-presidente Lula é falsa. O local da filmagem é uma adega de Curitiba que nada tem a ver com o ex-presidente. Mais um boato que circula por aí.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)