Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo com críticas ao governo Lula no contexto das enchentes não é do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes

Vídeo com críticas ao governo Lula no contexto das enchentes não é do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes

Vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, gravou um vídeo com críticas ao governo Lula no contexto das enchentes do RS, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Um vídeo com críticas ao governo Lula na condução da tragédia no Rio Grande do Sul foi gravado pelo vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes.

Análise

Infelizmente, a tragédia causada pelas enchentes em diversas cidades do Rio Grande do Sul está sendo extremamente politizada. É neste sentido que um vídeo com críticas pesadas à atuação do governo Lula na crise está circulando na internet.

No vídeo, o homem cita que o “povo gaúcho” não vai se abalar com todos os problemas e, no final, cita falas de Lula sobre “Grêmio e Internacional” e outras coisas.

Vídeo: é falso que a Anvisa esteja barrando entrada de remédios no RS

Junto ao vídeo há uma atribuição de fonte: a pessoa que teria gravado o vídeo seria o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes. Leia a mensagem que circula na internet e assista ao vídeo;

Vice-Prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, gaudério velho, passa uma mensagem de otimismo. O final é ainda melhor… Nós nos fortalecemos uns com os outros dando nossas mãos e , com a graça de Deus o povo brasileiro sempre foi caridoso e tem empatia em ajudar pelas causas nobres dos nossos irmãos! Juntos somos fortes ! ALERTA ENQUANTO O POVO GAÚCHO SE AFOGA O GOVERNO NADA

Checagem

O vídeo viralizou muito por diversas redes sociais como, por exemplo, no TikTok e no X e no WhatsApp. Por conta disso, estamos aqui para explicar o que é real ou falso sobre o assunto. Isso será feito respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, é a pessoa no vídeo com críticas a Lula? 2) Quem é a pessoa que está no vídeo sobre Lula e as enchentes no Rio Grande do Sul? 3) O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, fez alguma crítica recente a Lula?

É verdade que o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, é a pessoa no vídeo com críticas a Lula?

Não. Para chegar à resposta da questão, resolvemos descobrir quem é o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes. O perfil dele no Instagram é este. Não demorou para descobrirmos três coisas sobre ele. Uma ficará para o “tópico 3” deste texto. As outras duas é que ele não é o sujeito que está no vídeo e ele não nutre simpatia por Lula.

Quem é a pessoa que está no vídeo sobre Lula e as enchentes no Rio Grande do Sul?

Voltemos ao nosso ponto central. O vídeo que está sendo falsamente atribuído ao vice-prefeito de Porto Alegre Ricardo Gomes tem uma marca d’água do TikTok com o nome “jackwolf590”. Resolvemos buscar por este nome na rede social. Logo chegamos a um influenciador de direita. O vídeo foi publicado neste link (como não somos sommelier de opinião, não vamos julgá-la):

@jackwolf590 #Alagamento ♬ som original – Jackson Wagner

O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, fez alguma crítica recente a Lula?

A terceira coisa que descobrimos sobre o vice-prefeito de Porto Alegre (o verdadeiro, não o fake) é que tem diversas críticas a Lula, STF e outras pessoas da esquerda (lembrando que ele é membro do Brasil Paralelo). Apesar disso, ele não fez críticas diretas a Lula após o início da crise com as enchentes. Pelo menos por enquanto, ele não está surfando na onda de outros políticos de direita.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo com críticas pesadas a Lula seja de autoria do vice-prefeito de Porto Alegre. A pessoa que gravou o vídeo é outra e, apesar de Ricardo Gomes não nutrir simpatia ao presidente, não encontramos críticas recentes desta natureza.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).