Vice-diretora do PT de Porto Alegre, Mara Jaqueline, é flagrada roubando celular #boato

Boato – Vídeo mostra a vice-diretora da coordenação regional do PT de Porto Alegre, Mara Jaqueline, roubando um celular no centro da capital gaúcha.

Quem caminha pelas grandes cidades do Brasil sabe que todo o cuidado com os pertences pessoais é pouco. A prova disso está na quantidade de celulares roubados. Por ano, o Brasil realiza o bloqueio de 9,1 milhões de aparelhos. E, de acordo com uma mensagem que circula em redes sociais, uma pessoa ligada ao PT tem realizado alguns desses crimes.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/33KpUO3

Confira o nosso Instagram:

Instagram

A mensagem, viral no WhatsApp e Facebook, aponta que Mara Jaqueline, vice-diretora de coordenação regional do PT de Porto Alegre, foi pega em flagrante roubando telefones celulares no centro da capital gaúcha. A prova seria um vídeo da RBS (filial da Globo no estado) que mostrava o flagrante. Leia a mensagem (não vamos colocar o vídeo aqui):

Vice diretora de coordenação Regional do PT de Porto Alegre, Mara Jaqueline que trabalha no Conselho de educação. Não basta gritar Lula Livre! Tem que praticar furto, latrocínio e tudo quanto é crime. E assim o Brasil foi tomado por esses vermes.

Vice-diretora do PT de Porto Alegre, Mara Jaqueline, foi flagrada roubando celular?

As imagens viralizaram por aí e deixaram muita gente soltando adjetivos em relação ao partido. Só há um detalhe nesta história toda: a pessoa flagrada furtando celulares em Porto Alegre não ocupa cargo algum no PT. Vamos aos fatos.

De cara, a mensagem nos causou desconfiança. Além de ser mais uma da série “vídeos retirados de contexto”, a mensagem tem algumas características de boatos como ser alarmista e ter erros de português. Por outro lado, a mensagem até cita uma fonte confiável (a reportagem da RBS). E aí começamos a derrubar a farsa.

Na matéria (datada de janeiro do ano passado), a pessoa sequer é identificada como “Mara Jaqueline”. Ela é, na realidade, Nara Jaqueline Rodrigues. Em nenhum momento há a citação de que ela pertence ao PT ou seja “vice-diretora” do partido na cidade.

Ao buscar pelo nome da mulher, descobrimos algumas coisas. A primeira é que ela que, de fato, ela trabalhava no Conselho de Estadual de Educação. A segunda é que a matéria virou meme na internet. A terceira é que não há nenhuma referência de que ela seja do PT. Só o famigerado texto.

Para tirar todas as dúvidas, entramos em contato com o diretório do partido em Porto Alegre. O atual presidente local, Rodrigo Campos, nos deu a informação de que não há qualquer Mara (ou Nara) Jaqueline entre os diretores do partido e que o cargo citado sequer existe.

Resumindo: a história que aponta que a vice-diretora do PT em Porto Alegre, Mara Jaqueline, foi flagrada roubando celulares em Porto Alegre é falsa. A senhora que aparece nas filmagens não tem esse nome e não pertence ao partido.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MKuog3

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)