Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que vice-diretor do FBI tenha sido preso por causa de Alexandre de Moraes

É falso que vice-diretor do FBI tenha sido preso por causa de Alexandre de Moraes

Vice-diretor do FBI foi preso por receber propina de Alexandre de Moraes, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – O vice-diretor do FBI foi preso nos EUA por receber propina de Alexandre de Moraes.

Análise

Hoje, o dia está agitando em relação a fake news relacionadas a canais do YouTube que lançam histórias absurdas para a extrema-direita. Já falamos sobre o STM e sobre o Exército. Agora, vamos falar sobre o FBI e Alexandre de Moraes.

De acordo com vídeos que viralizaram por canais na rede social, o vice-diretor do FBI teria sido preso nos Estados Unidos por ter “recebido propina” de Alexandre de Moraes. Logicamente, a mensagem aponta que o ministro do STF seria o “próximo” a ser preso. Leia:

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

Versão 1: A CASA CAIU, VICE DIRETOR DO FBI FOI PRESO POR RECEBER PROPINA DE MORAES Versão 2: NO PAÍS DOS ABSURDOS Ja DEU RUIM PRA MORAES Preso vice-diretor do FBI acusado de ajudar Alexandre de Moraes A CASA CAIU o presidente da câmara dos deputados norte-americano PRESO VICE DIRETOR DO FBI POR RECEBER PROPINA DE MORAES

Transcrição: O presidente da Câmara dos Deputados norte-americano, Mark Johnson, recebeu os documentos enviados por Lilian MSK sobre os crimes cometidos pelo Ministro Alexandre de Moraes. Segundo o Departamento de Justiça norte-americano, o FBI prendeu o vice-diretor acusado de receber propina para passar informações sobre a situação de vários brasileiros que tiveram que fugir do Brasil devido à censura patrocinada por Alexandre de Moraes.

O chefão do FBI descobriu uma conta secreta do então vice-diretor Paul Abit, onde ele recebia dinheiro de propinas. Além disso, foi descoberto que ele ajudava um dos maiores cartéis do mundo, atrapalhando inclusive investigações e destruindo evidências. Christopher Bry deu fortes declarações nesta terça-feira após ter revelado que o presidente da Câmara dos Estados Unidos, Mike Johnson, passou informações privilegiadas para o Ministro Alexandre de Moraes, na tentativa de deportar os desafetos do Senhor Ministro, incluindo o jornalista Paulo Figueiredo e Rodrigo Constantino, os quais estão protegidos pela Constituição norte-americana.

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que o vice-diretor do FBI foi preso nos Estados Unidos? 2) É verdade que Alexandre de Moraes pagou propina ao vice-diretor do FBI nos EUA? 3) Há alguma acusação contra Alexandre de Moraes na Justiça norte-americana?

É verdade que o vice-diretor do FBI foi preso nos Estados Unidos?

Não é surpresa para ninguém dizer que não. Para chegar à solução do caso, bastou buscarmos pelo conteúdo em fontes confiáveis. Como era de se imaginar, nada encontramos. Além disso, a fonte da informação é um canal do YouTube que sempre publica fake news absurdas como esta.

É verdade que Alexandre de Moraes pagou propina ao vice-diretor do FBI nos EUA?

Também não. Trata-se de uma acusação vazia e que não tem nenhum lastro na realidade. Não consta nada sobre “propina” de Alexandre de Moraes e FBI em nenhuma fonte confiável. Mais uma vez, temos que reiterar que a fonte é um canal que sempre publica fake news. Mais do que isso: é uma página que não teria sequer estrutura para ter apenas as “informações exclusivas”.

Há alguma acusação contra Alexandre de Moraes na Justiça norte-americana?

Não. A única coisa que houve foi uma “denúncia” de Elon Musk (que é dono do X) a alguns deputados dos Estados Unidos. A alegação é de “tentativa de censura no Brasil”. Não consta nada na Justiça dos EUA contra Alexandre de Moraes, muito menos denunciando pagamento de propina.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vice-diretor do FBI tenha sido preso por causa de uma suposta propina de Alexandre de Moraes. Trata-se de uma fake news que foi publicada por um canal que só posta fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).