Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Venezuelanos estão recebendo título de eleitor para votar no Brasil #boato

Venezuelanos estão recebendo título de eleitor para votar no Brasil #boato

Boato – Imigrantes venezuelanos que estão entrando no país têm recebido título de eleitor para votar nas eleições de outubro no Brasil.

Desde que o Facebook limitou o alcance de links externos (o que, infelizmente, afetou também quem faz um bom trabalho em um site próprio), o número de fake news vindas de “blogs especializados” diminuiu na rede social. Ao ponto que a boataria vinda de blogs diminuiu, novas estratégias surgiram. E, nos últimos dias, estamos nos deparando com uma “nova técnica” (muito simples, por sinal) de quem dissemina conteúdo falso.

Em meio ao período eleitoral, usuários têm (possivelmente, de forma coordenada) lançado posts curtos (com direito a fundo “colorido e bonitinho”) com uma “afirmação bombástica”. Só para vocês terem ideia, estamos com três boatos “na gaveta” que se utilizaram desta técnica (aguarde e verás os próximos). A história de hoje trata de imigrantes venezuelanos e eleições.

“Coincidentemente”, usuários do Facebook (a grande maioria se autodenomina como “conservador”) começaram a “jogar no ar” a afirmação de que os imigrantes venezuelanos que chegaram recentemente ao Brasil estão recebendo título de eleitor para votar nas eleições de outubro. Leia algumas mensagens da “denúncia” (que já somaram alguns milhares de compartilhamentos) que circulam online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: #BOOOMMBAAA ! GRAVISSIMOOO ! VENEZUELANOS ESTAO RECEBENDO TITULOS DE ELEITOR ! PARA VOTAR EM OUTUBRO ! Versão 2: VENEZUELANOS RECEBENDO TÍTULO DE ELEITOR ? TEM QUE SEREM BARRADOS ! NÃO SOUBERAM VOTAR NO PAÍS DELES É VEM VOTAR AQUI ? V.T.N.C

Versão 3: VENEZUELANOS ESTÃO ENTRANDO COM TÍTULO DE ELEITOR BRASILEIRO EM MÃO . SE ESTOU DIZENDO MENTIRA PROVEM QUE NÃO???? Versão 4: Os imigrantes estão recebendo títulos para votarem! Por isso abriram as fronteiras novamente!! ENTENDERAM???

Versão 5: Imigrantes muçulmanos e venezuelanos recebendo Título de Eleitor + toda a esquerda indo votar em peso, enquanto certos “patriotas” e “direitistas” estimulam o BAN. Vocês são muito piores que os primeiros, vocês são a escória! BLOCK!!

Venezuelanos estão recebendo título de eleitor para votar em outubro?

Como foi possível ver, o que não faltou foi manifestação no estilo “que absurdo! Estou revoltado”. Mas será mesmo que a tese que aponta que “imigrantes venezuelanos estão recebendo títulos de eleitor” para votar nas próximas eleições faz sentido? Caramba! É claro que a ela não se sustenta. Vamos aos fatos.

Primeira missão (que você deveria realizar antes de compartilhar uma história dessas): analisar o conteúdo. De cara, percebemos que as mensagens, invariavelmente, possuem características de boatos online. São vagas, alarmistas, com (muitos) erros de português e não citam fontes confiáveis.

A coisa não para por aí. Quando fomos procurar por qualquer informação ou prova de que a tese seja real (um recado ao amigo que escreveu “se estou dizendo mentira, provem que não”: o ônus da prova é de quem acusa e não de quem refuta a acusação), nada encontramos além dos “textos soltos na internet”. Não tem uma notícia falando de venezuelanos que receberam título de eleitor, uma foto de algum imigrante com o título ou vídeo comprobatório. Nada. Só a palavra dos “especialistas do feice”.

Mesmo sem ter um caso sequer comprovado de “imigrante venezuelano que vai votar no Brasil”, fomos buscar informações para verificar se a hipótese é viável. Como era de se imaginar, nem “se o governo e a esquerda quisessem” seria possível dar títulos de eleitor para venezuelanos (ou qualquer outro imigrante recém-chegado no país).

Até existe um projeto de lei que pede que estrangeiros, sob algumas condições, passem a votar no Brasil. A PEC está em trâmite no Senado e sem previsão de votação (depois disso, ainda precisa ir à Câmara e para sanção presidencial). Porém, a legislação é bem clara ao apontar que estrangeiros não podem tirar título de eleitor e, consequentemente, votar no Brasil. Leia o que fala a Constituição:

Art. 4º São eleitores os brasileiros maiores de 18 anos que se alistarem na forma da lei. CF/1988, art. 14, § 1º, II, c: admissão do alistamento facultativo aos maiores de 16 e menores de 18 anos; art. 14, § 1º, I e II: obrigatoriedade/facultatividade do alistamento e voto. Art. 5º Não podem alistar-se eleitores: CF/1988, art. 14, § 2º: alistamento vedado aos estrangeiros e aos conscritos.

Haveria apenas uma “brecha” em toda essa história: se os imigrantes venezuelanos passassem a se naturalizar brasileiros, eles até poderiam tirar o título de eleitor e, posteriormente, votar. Porém, há três impeditivos que inviabilizam isso.

1) Pedir naturalização envolve muita burocracia, requer análise caso a caso e aprovação do Ministério da Justiça. Faltando pouco mais de um mês para as eleições, vamos convir que é muito difícil.

2) Mesmo que os venezuelanos conseguissem a naturalização, o prazo para regularização de título de eleitor para que seja viável votar nas eleições já passou (acabou em maio).

3) Mesmo que “tudo isso fosse feito”, chegaram ao Brasil cerca de 50 mil venezuelanos neste ano. Em um universo de 147 milhões de eleitores, qual seria o peso desses (no máximo) 50 mil votos?

Resumindo: a informação que circula online sobre venezuelanos estarem tirando título de eleitor no Brasil não procede, as mensagens que circulam online padecem de provas e a estratégia de “trazer imigrantes para votar” não faz sentido tampouco é viável. Ou seja, boato (dos mais toscos e graves).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.