Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Áudio atribuído a Flávio Dino e CNN sobre PL 2630 é falso

Áudio atribuído a Flávio Dino e CNN sobre PL 2630 é falso

Vazou áudio de Flávio Dino na CNN sobre PL 2630, economia, desemprego e redes sociais, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Vazou um áudio de Flávio Dino na CNN sobre a PL 2630, economia, desemprego, Bolsonaro e redes sociais.

Análise

Estamos em um tempo no qual a tendência é que o nome do ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino fique cada vez mais constante em conteúdos falsos na internet. Uma das histórias que está viralizando aponta para um suposto áudio atribuído a ele.

Com legendas como “vasou áudio do Dino CNN Brasil 30/11/2023”, “vai vendo Brasil veja se não é isto que está acontecendo vaza áudio. Dino Não! Compartilhe antes que caiam”, “estou horrorizado, mas não surpreso”. Leia a transcrição:

Essa PL, vinte e seis trinta, por exemplo, é uma delas que nos deixará muito fortalecidos. Então, quais são os nossos objetivos? Além de arruinar a economia, é aumentar o desemprego, destruir o comércio, deixar o povo desaparecido, falir as empresas, falir também o agronegócio, invadir terras, controlar o exército, desmobilizar as polícias, desarmar o cidadão de bem, criar uma guarda nacional com presidiários libertos, aparelhar tribunais de contas com parentes, esposas dos nossos companheiros, pagar a mídia para distorcer os fatos e subjugar o povo pelo medo de se expressar, pelo medo de ser cancelado ou até de ser preso. Eu pergunto aos senhores, quem é o nosso maior inimigo?

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Não é o Bolsonaro? Senhor, nosso maior inimigo não é o Bolsonaro. O nosso maior inimigo são as redes sociais, porque as redes sociais expõem a verdade sobre o nosso governo. Entenda uma coisa, senhor, o Bolsonaro sem as redes sociais não nos causa nada, é inofensivo. Mas as redes sociais sem o Bolsonaro, elas são danosas ao nosso governo porque expõe a verdade. Ou seja, não adianta nós tentarmos eliminar Bolsonaro sem eliminar as redes sociais.

Se nós eliminarmos ou controlarmos as redes sociais, automaticamente nós eliminamos Bolsonaro. Entendam, a verdade é inimiga do nosso governo. Já fazemos isso através da mídia e da imprensa, que nós temos o controle, mas não é o suficiente. Nós estamos com o país dividido e não pode haver essa divisão. Então nós temos que trabalhar para alcançar o nosso maior objetivo. E somente o nosso discurso possa prosperar.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o áudio que circulou na internet é de Flávio Dino e foi vazado para a CNN? 2) O que Flávio Dino diz sobre o assunto? 3) Há alguma verdade no conteúdo do áudio que viralizou?

É verdade que o áudio que circulou na internet é de Flávio Dino e foi vazado para a CNN?

Não é verdade. Para começar, não há qualquer indício de que a CNN tenha divulgado o tal áudio. Além disso, a voz do cidadão que gravou o áudio não é a de Flávio Dino. Na realidade, tratou-se de uma imitação (não tão bem feita). Além disso, o próprio ministro desmentiu a publicação.

O que Flávio Dino diz sobre o assunto?

Por meio de suas redes sociais, o ministro desmentiu a autoria do áudio. Em publicação no Twitter, ele escreveu o seguinte: “Registro a minha indignação com a campanha abjeta que estão fazendo, a exemplo dessa grosseira falsificação. A prova da falsidade é evidente, à luz do conteúdo estapafúrdio e do estilo ridículo com que o discurso é proferido”. Ou seja: ele denunciou que não falou o que está dito.

Há alguma verdade no conteúdo do áudio que viralizou?

Como o próprio Flávio Dino disse, ele classificou o conteúdo como “estapafúrdio”. Há uma distorção em, no mínimo, dois pontos. O primeiro é o que aponta que o PL 2630 não passa de uma forma de “controlar as redes sociais”. Na realidade, se trata de uma proposta que visa regulamentar o uso dela. A segunda é a que fala que o governo está arruinando a economia. Os últimos indicadores mostram o contrário disso.

Conclusão

Fake news ❌

O áudio que está circulando na internet não foi revelado pela CNN e não é de autoria do ministro da Justiça Flávio Dino. Trata-se de mais uma fake news que circula online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)