Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ursene: estados do Nordeste se unem e formam República Socialista #boato

Ursene: estados do Nordeste se unem e formam República Socialista #boato

Boato – Estados do Nordeste se uniram para formar uma República Socialista, a Ursene. Culpa dos esquerdistas que querem dividir o Brasil.

O noticiário, infelizmente, segue repleto de notícias sobre a tragédia que ocorreu em Brumadinho, quando uma barragem se rompeu deixando centenas de mortos. Já comentamos aqui no site o quanto as pessoas têm repercutido a tragédia na internet, inclusive com o compartilhamento de diversos boatos.

Mas, se engana quem acha que na web há espaço para só um tema por vez. Muito pelo contrário, hoje vamos falar justamente de uma história bem distante de Brumadinho. Segundo uma postagem que estão compartilhando com força no Facebook, os estados do Nordeste se uniram para formar uma República Socialista – a Ursene.

Na postagem, aparece um print com o questionamento “que porréçça???” junto com a foto do que seria o símbolo da Ursene, a foto de um homem com a camiseta do bloco e até uma notícia sobre isso. A publicação está colecionando compartilhamentos e, claro, comentários de bastante indignação. Confira o  texto que acompanha o print:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

URSENE – UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS DOS ESTADOS DO NORDESTE. Esses ESQUERDISTAS doentes vão fazer de tudo para dividir o Brasil!!! Ao contrário dos portugueses que durante mais de 300 anos conseguiram UNIR os brasileiros, os ESQUERDISTAS só pensam em gerar conflitos e grupos antagônicos para dividir….

Esses esquerdistas nunca vão estar contente em país nenhum por que o problema não está no lugar e sim na cabeça desses frustrados, mal amados, amargurados que só focam nas coisas ruins e não olham o lado positivo do nordeste e dos nordestinos…

Ursene: estados do Nordeste se uniram e formaram a República Socialista?

Como comentamos, tem gente muito revoltada com essa história. E gente que se diz “não estar surpresa” com a atitude dos estados nordestinos. Mas, será que é verdade que eles vão formar a Ursene, uma República Socialista? Claro que não. Dito isto, vamos aos detalhes.

Pois bem, basta uma leitura rápida na mensagem compartilhada para identificar diversos sinais de boataria. O conteúdo é nitidamente partidário, abusa da caixa alta, das exclamações (técnicas para chamar a atenção e dar ênfase), além de não mencionar a fonte da informação. A mensagem só afirma e ponto. Provar para quê, certo?

Quando então passamos a dissecar as imagens mostradas no print, encontramos todo o caminho da “revelação”. A suposta “notícia” sobre a Ursene na verdade é do site Sensacionalista, que bem sabemos (porque eles próprios assim se definem) ser “isento de verdade”. Claro, o Sensacionalista é um site que satiriza informações e faz publicações que não são reais.

Já a foto do rapaz com a camiseta nos levou até um site chamado Golpe Store. Trata-se de um grupo de pessoas que se reuniu para fabricar camisetas contra a direita, ou seja, um grupo com viés político esquerdista que decidiu brincar com estampas e criar camisetas a favor de sua ideologia. No entanto, eles não tem nada a ver com a criação de uma República Socialista nos estados do Nordeste.

Resumindo, não é verdade que os estados do Nordeste se uniram para criar a Ursene ou algo do tipo. A notícia que estão atrelando a essa história é só mais uma brincadeira de um site que abertamente cria conteúdo desse tipo e a camiseta que estão mostrando não pertence ao “movimento separatista” ou algo do tipo, trata-se de estampas de uma confecção que decidiu criar roupas com viés político. Qualquer versão diferente dessa é #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de edo Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.