Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ursal prepara fraude nas urnas eletrônicas nas eleições de 2020 #boato

Ursal prepara fraude nas urnas eletrônicas nas eleições de 2020 #boato

Ursal prepara fraude nas urnas eletrônicas nas eleições de 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Ursal está preparando uma fraude nas urnas eletrônicas para as eleições de 2020. Partidos de esquerda e o crime organizado vão derrubar Bolsonaro com isso.

Parece que não, mas ainda tem muita emoção (nem sempre positiva) para esse ano de 2020. Em novembro, teremos eleições municipais. E, a dois meses do pleito, alguns boatos já começam a aparecer na internet. No caso de hoje, temos uma “reciclagem” de uma história de 2018.

De acordo com um vídeo que está viralizando na internet, a Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina) estaria planejando um “golpe” para derrubar Bolsonaro e seus aliados. Junto com os “partidos de esquerda” e o “crime organizado” estariam tramando realizar uma fraude nas urnas eletrônicas nas eleições de 2020. Assista ao vídeo, leia a transcrição e a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Olhem a confirmação da fraude nas URNAS pelos partidos de esquerda APTANEADOS PELO PT, no BRASIL… NO SITE DA OFICIAL DA URSAL !!! ISTO É UM ABSURDO !!! Versão 2: URSAL A SERVIÇO DO CRIME ORGANIZADO RUMO A FRAUDE NAS ELEIÇÕES ASSUMIDO!!! URNAS ELETRÔNICAS NÃO CONFIÁVEIS!!!!

Transcrição do vídeo: E aí bom então pessoal olha olha que doideira olha que doideira para você ver como a gente tá assim correndo risco tremendo é que a página da ursal da União das repúblicas socialistas da América Latina eles podem pesquisar que eu tô no meu Facebook agora aqui olha o que que acabou de sair a 53 minutos atrás podem entrar no seu Facebook entra nessa página aqui para vocês darem uma olhadinha nesse posto deles aqui ó é camarada estamos recebendo muitas mensagens de companheiros preocupados com a possível Vitória de bolsonaro alegando que mesmo as manipulações nas zonas e falsas acusações de nazismo não serão suficientes para de pelo então em virtude disso vamos explicar como funciona essa questão as urnas são programados com candidatos

Vídeo: é falso que chá de mamão cure a dengue hemorrágica

Este ano não manipulamos para os números ou sejam não fazemos votos de um candidato e para o outro o que fazemos é deixar parte do código Com erros propositais para zonas e localidades onde o bolsonaro tem mais votos terem problema e então terem que ser substituídas anulando todos os votos daquela sessão mas isso é o de menos depois fizemos uma exaustiva campanha para colocar principalmente onde bolsonaro é mais forte diversos mesários comprometidos com o sal permitimos que se usa camisa os candidatos com isso qo gente acha que outro não valeu o texto todos vocês então aí e deu uma olhada tá nessa página aqui ó tá Dá uns

é da República socialista Cara isso aqui é assim tá jogando titica na nossa cara Kelly p**** precisa mais de que para o Ministério Público investigar aí os polícia federal como é que a gente vai ficar assim e olha isso daí Espalhe compartilha gente se você é grave demais

Ursal prepara fraude nas urnas eletrônicas nas eleições de 2020?

A mensagem circulou com muita força na internet e deixou muita gente com os dedinhos apontados para a tal Ursal. Só há dois detalhes nisso tudo. O primeiro, e mais óbvio, é que a notícia em questão é falsa. O segundo é que ela é de 2018 e já foi desmentida no Boatos.org.

O vídeo em questão foi publicado durante a campanha eleitoral no momento em que “estava na moda” falar que as urnas eletrônicas eram fraudadas. Na realidade, a filmagem mostra uma página falsa criada após o então candidato Cabo Daciolo falar que existia a tal Ursal (que também é um grande fake). Como a explicação da época vale para hoje, relembre o que foi dito:

O desmentido é dividido em duas partes. Uma mais lógica e outra mais técnica. A lógica é apontar que o pressuposto de toda mensagem está prejudicado por só um motivo: a URSAL não existe. Já explicamos tudo sobre a origem e história desta fake news aqui. Como a tese é longa, os convido para ler os detalhes no link abaixo (spoiler, o termo surgiu de um artigo opinativo e cresceu em sites conspiracionistas).

Aí você deve me perguntar: “E como você me explica essa página da URSAL no Facebook”? É óbvio que é uma página que não representa organização alguma. O primeiro motivo é que, depois do comentário de Cabo Daciolo, dezenas (quiçá centenas) de páginas do tipo foram criadas por pessoas que queriam “zoar” da teoria da conspiração. Essa é só mais uma delas.

O segundo motivo é que, como mostra o vídeo, a página da URSAL tem menos de 10 mil curtidas. Imagine só o “poder de representatividade de uma página” com esse número de seguidores? O terceiro é que seria muita burrice alguém postar um “plano público” como esse (se fosse verdade) no Facebook.

Agora, vamos à questão técnica. Para tanto, vamos recorrer à explicação do TRE-MG (que tem feito um belo trabalho contra as fake news) sobre o assunto. Os técnicos do órgão desmentiram ponto a ponto da balela. Leia:

Sobre uma suposta publicação em uma página do Facebook intitulada “URSAL – União das Repúblicas Socialistas da América Latina”, o TRE esclarece que não há possibilidade de alguma urna eletrônica ser programada com partes de “código” com erros propositais. Isso porque o software da urna é desenvolvido pelo TSE e assinado digitalmente e não pode ser alterado depois de instalado no equipamento.

Outra mentira que está na publicação é de que uma determinada urna, por causa desse código com “defeito”, teria os votos anulados. No caso extremo de haver um defeito insanável na hora da votação, há a possibilidade de substituição por outro equipamento, recuperando-se os dados gravados da urna que apresentou falha.

Sobre mesários “comprometidos” com a Ursal, outra falácia: de acordo com o Código Eleitoral, os mesários são nomeados 60 dias antes das eleições, de preferência, entre os eleitores da própria seção eleitoral que não sejam filiados a partidos políticos ou ligados a candidatos, entre outras restrições para manter a lisura do processo. A escolha dessas pessoas pode, inclusive, ser questionada por partidos políticos e coligações. Além disso, os mesários não têm possibilidade de contabilizar ou não determinado voto.

Com relação aos agentes que possivelmente dariam “um fim” aos boletins de urna, outra mentira: em cada seção eleitoral, após o término da votação, são impressas cinco vias obrigatórias do boletim. Uma é afixada na porta da seção eleitoral para que qualquer cidadão possa ter acesso; uma é destinada ao representante da fiscalização partidária; uma fica com o presidente da mesa receptora de votos para ser comparada com o boletim de urna divulgado pelo TSE na internet e duas são entregues à Junta Eleitoral com os demais documentos da seção eleitoral. Destas, uma é afixada no local da apuração e outra permanece arquivada no cartório eleitoral após as eleições. Além das 5 vias obrigatórias do boletim de urna, podem ser impressas até 5 vias adicionais, se requeridas pelos fiscais de partidos, coligações, imprensa e Ministério Público quando presentes no encerramento da votação na seção eleitoral.

É importante citar que as eleições de 2018 acabaram, Bolsonaro foi eleito (o que prova que o tal plano não foi colocado em prática) a Ursal continua não existindo e o fake, sem motivo aparente, voltou a circular.

Resumindo: a história que aponta que a Ursal está tramando fraudar as urnas eletrônicas nas eleições de 2020 é falsa. O vídeo em questão (que é fake e fala de uma organização que nunca existiu) já circulou e foi desmentido nas eleições de 2018.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK