Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Urnas eletrônicas estão programadas para o horário de verão #boato

Urnas eletrônicas estão programadas para o horário de verão #boato

Boato – As urnas eletrônicas estão programadas para funcionar de acordo com o horário de verão. Votos dados após às 16h serão anulados pelo TSE.

As eleições 2018 não estão causando confusão apenas nos grupos de família no WhatsApp. Quando o assunto é horário de verão, parece que ninguém se entende. Por causa do segundo turno das eleições, o horário de verão (que normalmente acontece em outubro) foi adiado para 04/11 após muita confusão.

Para ajudar na confusão, alguns telefones celulares “erraram” a “virada do horário de verão” e se adiantaram sozinho (iPhone da TIM em 15/10 e alguns telefones Android da Claro, Nextel e Vivo em 21/10). Em um cenário como esse, é claro que uma “mente brilhante” iria relacionar o problema às urnas eletrônicas.

Circula na internet um texto que aponta que as urnas eletrônicas também vão sofrer um bug no dia 28/10. De acordo com a mensagem, elas estão programadas para trabalhar no horário de verão e tudo faz parte de um “golpe” para anular 7 milhões de votos, “assim como no primeiro turno”. Leia:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

COMPARTILHEM. GENTEEEEE URGENTE. AS URNAS ESTÃO PROGRAMADAS PARA TRABALHAR EM HORÁRIO DE VERÃO, NOS ESTADOS DE COSTUME, VIRAM QUE MUDARAM O HORÁRIO DE VERÃO? ISSO SIGNIFICA QUE AS URNAS NÃO IRÃO COMPUTAR OS VOTOS APÓS AS 16HORAS. GENTE AJUDEM A PENSAR E PROPAGAR ISTO. TODO CUIDADO É POUCO. ELES SÃO CAPAZES DE TUDO. Ñ VAMOS PERDER 7 MILHÕES DE VOTOS COMO NO PRIMEIRO TURNO.

Urnas eletrônicas estão programadas para o horário de verão?

A mensagem se espalhou com força no WhatsApp e no Facebook e fez muita gente começar a rever os horários de votação no domingo. Mas será mesmo que o TSE deixou as urnas eletrônicas programadas para o horário de verão? A resposta é não. Calma que a gente explica tudo.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está na mensagem. Ela segue o roteiro básico das notícias falsas da internet. É vaga (não dá maiores detalhes), alarmista (chega a se utilizar de letras maiúsculas), tem erros de português, pedido de compartilhamento e não fontes confiáveis.

Além disso, a tese beira o ridículo. Qual seria a lógica de o TSE errar a programação das urnas para o pleito? Seria uma falha que, além de desperdiçar o dinheiro público, poderia impugnar o resultado das eleições. Vale dizer que, ao buscar mais detalhes sobre a tal tese, nada encontramos além do texto do WhatsApp.

Para enterrar a história, o próprio TSE veio a público para explicar que “está ligado” no horário de verão, que as urnas estão programadas para o horário de Brasília “tradicional” e que a mensagem é falsa. Leia nota do TSE, enviada ao Boatos.org pelo TRE-MG:

Por solicitação do TSE, o início do horário de verão foi alterado para depois do 2º turno das Eleições 2018. Portanto, as urnas estarão preparadas para funcionar no mesmo horário que funcionaram no 1º turno.

O Código Eleitoral determina o dia e a hora em que devem ocorrer as eleições ordinárias: o primeiro turno deve ser das 8h às 17h do primeiro domingo do mês de outubro; o segundo turno, no mesmo horário do último domingo do mesmo mês. […]

Como não haverá nenhuma mudança no final de semana dos dias 27 e 28 de outubro, os eleitores poderão votar no horário normal. As urnas não estão programadas para entrar no horário de verão antecipadamente, mas sim, para funcionar no horário oficial.

Resumindo: a história que aponta que as urnas eletrônicas foram programadas para funcionar de acordo com o horário de verão é falsa. Além de a história não ter nem pé nem cabeça e ter surgido no WhatsApp, o próprio TSE já desmentiu essa história. Balela.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.