Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que a União Europeia tenha pedido explicações sobre urnas eletrônicas nas eleições de 2022

É falso que a União Europeia tenha pedido explicações sobre urnas eletrônicas nas eleições de 2022

União Europeia pede explicações sobre urnas eletrônicas e resultado das eleições no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – A União Europeia entrou na briga e pediu explicações para Alexandre de Moraes sobre as urnas eletrônicas e resultado das eleições no Brasil.

Análise

Do nada (ou quase do nada), uma mensagem tem tentado ressuscitar uma tese antiga das eleições de 2022. Ela aponta para algo que teria ocorrido na União Europeia, mais exatamente em Paris.

Um jovem com uma camisa da seleção brasileira de futebol em cima de blazer gravou um vídeo com uma mensagem que “agora vai”. Ele teria dito que, graças as manifestações e paralisações, a União Europeia iria pedir explicações para Alexandre de Moraes sobre as urnas eletrônicas e resultado das eleições de 2022.

Ele aponta que esteve no Consulado do Brasil em Paris e que, a partir de agora, seria comprovado que o “verdadeiro vencedor” seria Jair Bolsonaro. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: não é verdade que borra de café seja a melhor solução mosquito da dengue

Mensagem: Eitaaaaaaaaaaaaa. Vamos compartilharrrrrrrrrrr. Que maravilhaaaaaaaaaaaa a União europeia agora entrou na briga. Graças ao tempo que ganhamos. Agora lascou pra esquerdalha golpista nojenta. COMPARTILHEM O MÁXIMO POSSÍVEL. Que é tudo pela nossa NAÇÃO!!!

Transcrição: Boa tarde a todos. Eu falo aqui diretamente de Paris, acabei de sair do consulado do Brasil ali, a bandeira ali, ó, e eu quero dizer, primeiramente, agradecer a todo mundo das paralisações, porque vocês ganharam tempo pra gente, tempo suficiente pra gente conseguir fazer o que a gente estava fazendo escondido para não gerar alarde da esquerda, que é coletar todas as provas que a gente tem da falsidade da apuração e protocolar aqui na União Europeia pedindo ajuda.

A gente acabou de receber a resposta e agora o TSE vai ter que enviar para União Europeia todas as auditorias das urnas, senão o Brasil perderá todas as relações diplomáticas com a União Europeia, ou seja, ou eles escancaram que eles mentiram pra nação, ou o Brasil vai quebrar, porque sem a União Europeia o Brasil não consegue se sustentar. A verdade e o nosso presidente, o grande Jair Messias Bolsonaro, vai continuar sendo presidente do nosso país. Acabei de sair daqui com os senhores Robito e a senhora detalhe aqui do consulado, que protocolaram e já receberam a resposta, é o Brasil ganhando do jeito certo.

Checagem

O vídeo é, no mínimo curioso, e está circulando em um contexto em que nem se fala (pelo menos para fora da bolha) em fraude nas urnas eletrônicas. Por isso mesmo, vamos responder a algumas perguntas na parte da checagem do conteúdo.

A primeira das perguntas é “é verdade que a União Europeia pediu explicações sobre as eleições no Brasil e as urnas eletrônicas”. A segunda das perguntas é “qual o posicionamento da União Europeia em relação às eleições de 2022 e as urnas eletrônicas no Brasil”. A terceira é “qual o contexto do vídeo gravado pelo jovem em Paris”.

É verdade que a União Europeia pediu explicações sobre as eleições no Brasil e as urnas eletrônicas?

Não é verdade. A prova disso está na vida real (para além do vídeo do rapaz). Já se passaram mais de um ano das eleições de 2022 no Brasil, Lula já está governando o Brasil e não há qualquer fonte confiável que mostre que a União Europeia teve algum posicionamento de desconfiança do resultado das eleições.

Qual o posicionamento da União Europeia em relação às eleições de 2022 e as urnas eletrônicas no Brasil?

O posicionamento é justamente o contrário do que é anunciado no vídeo. Em outubro de 2022, um alto representante da União Europeia pediu que os resultados das urnas no Brasil fossem respeitados. Ou seja: não houve nenhum questionamento. Pelo contrário, houve um reforço da importância das eleições.

Depois dos ataques do 8 de janeiro, a União Europeia (assim como muitas lideranças mundiais) condenaram os atos golpistas na Praça dos Três Poderes e reforçaram o apoio ao governo Lula. 

Qual o contexto do vídeo gravado pelo jovem em Paris?

Está na cara que o vídeo (que tudo aponta ter sido criado no contexto dos protestos após as eleições de 2022) é uma palhaçada. Para começar, o Consulado do Brasil não tem nenhuma competência para decidir se a União Europeia vai fiscalizar as eleições.

Além disso, o cidadão não tem nenhuma representação para decidir se a União Europeia vai pedir explicações para Alexandre de Moraes. Por fim (tem mais coisas, mas vamos para por aqui), o vídeo tem a tendência de ser antigo e, como falamos, nada aconteceu.

Não é possível dizer se o sujeito estava acreditando no que falou ou se estava tentando “zoar” os patriotas (algo que também ocorreu muito no final de 2022).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a União Europeia resolveu investigar as eleições de 2022 no Brasil e pediu explicações para Alexandre de Moraes. Trata-se de mais uma fake news sobre o assunto que circula online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)