Ucranianos pedem Bolsonaro no lugar de Zelensky como presidente #boato

Boato – Ucraniana levanta placa com os dizeres “We wish Zelensky were Bolsonaro” (gostaríamos que Zelensky fosse Bolsonaro).

Quando a guerra na Ucrânia foi iniciada, lá em fevereiro, algumas notícias falsas sobre os conflitos tentavam, de alguma forma, exaltar Bolsonaro. Uma delas voltou a circular agora em julho e entrou na nossa pauta.

Uma imagem mostra uma ucraniana com uma placa com os dizeres “We wish Zelensky were Bolsonaro” (algo como gostaríamos que Zelensky fosse Bolsonaro). Junto com a suposta imagem, há mensagens apontando que os ucranianos gostariam de ter Bolsonaro no lugar do atual presidente da Ucrânia. Leia algumas das mensagens que circulam por aí:

Ukraine We wish Zelensky were Bolsonaro Ucranianos levantam cartazes pedindo um Bolsonaro para governar o país, no lugar de Zelensky. Esse manifesto é desesperador para os esquerdistas das bandas de cá.

Ucranianos pedem Bolsonaro no lugar de Zelensky como presidente?

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet e deixar as pessoas muito preocupadas. Só há um detalhe: a imagem em questão não passa de uma montagem e ninguém pediu “Bolsonaro no lugar de Zelensky”.

As mensagens em questão e o histórico de boatos já nos deixam preocupados. Os textos que circulam online são vagos, alarmistas e não citam nenhuma fonte confiável que comprove que os ucranianos estão pedindo Bolsonaro (muito provavelmente, a grande maioria sequer sabe quem é Bolsonaro).

Além disso, já desmentimos alguns boatos de imagens adulteradas utilizadas politicamente. Já desmentimos boatos envolvendo o nome de Neymar, Rodrigo Santoro e até do Comando Vermelho.

Ao buscar pela imagem, chegamos à realidade. A foto foi, na realidade, tirada no Curdistão, durante um protesto contra a invasão russa na Ucrânia. No cartaz original, a mulher escreveu “Save Ukraine, Stop Putler”. A tradução é algo como “salve a Ucrânia, pare com as ações de Putin (uma tradução livre para a palavra poderia ser “putinismo”)”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta uma ucraniana exibiu um cartaz pedindo Bolsonaro no lugar de Volodymyr Zelensky como presidente da Ucrânia. Trata-se de uma montagem em cima de um cartaz que nada tem a ver com o presidente do Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet