Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > TSE obrigou pastor André Valadão a se retratar sobre fake news contra Lula #boato

TSE obrigou pastor André Valadão a se retratar sobre fake news contra Lula #boato

TSE obrigou pastor André Valadão a se retratar sobre fake news contra Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O TSE enviou uma intimação ao pastor André Valadão e o obrigou a se retratar em relação a fake news relacionada ao ex-presidente Lula.

O volume de fake news nas eleições e ações do próprio TSE para tentar mitigá-las estão suscitando um movimento de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro alegando “censura” por parte do Judiciário.

A última das histórias neste sentido aponta para uma intimação que teria sido enviada pelo TSE ao pastor André Valadão (um apoiador de Bolsonaro). Tudo começou com uma publicação do próprio com a mensagem “a pedido do TSE minha retratação. Compartilhem minha retratação”.

No vídeo que acompanha a mensagem, ele aparece com um suposto documento e fala o seguinte: “Dias atrás eu recebi em minha residência uma intimação do TSE, através do senhor Alexandre de Moraes, e eu venho me declarar, a partir dessa intimação, dizendo que o Lula não é a favor do aborto, Lula não é a favor da descriminalização das drogas, Lula não é a favor de liberar pequenos furtos […]”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A partir daí, diversas pessoas começaram a compartilhar o vídeo (que não será exibido aqui) com indignação contra a Justiça Eleitoral e reforçando as informações falsas sobre Lula que teriam sido “desmentidas” (nota-se que eles não entendem muito de desmentir). Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Muito triste em ver um pastor de carater ilibado como o André Valadão ser obrigando pelo TSE a falar palavras que claramente vemos que ele não quer falar isso, claramente todos sabem que Lula é l@drão, que Lula apoia o ab0rto, que Lula apoia dit@duras, que Lula tem amizde com ditad0res. Que Deus tenha misericordia do Brasil! Já estamos vivendo uma dit@dura!

Versão 2: Que vídeo maravilhoso! Andre Valadao O TSE ordenou ao Pastor André Valadão a desmentir, todas as fake news e MENTIRAS, pregadas em culto, contra o Lula semana passada. Apreciem e Divulguem! Versão 3: Pastor André Valadão é obrigado pelo TSE a se retratar por ofensas proferidas ao Ex

TSE obrigou pastor André Valadão a se retratar sobre fake news contra Lula?

O que não faltaram foram pessoas indignadas e compartilhando o vídeo em questão. Só que, na realidade, é falsa a informação que aponta que André Valadão foi intimado a se retratar sobre as fake news contra Lula.

Tudo começou quando o vídeo começou a ter repercussão. Após alguns veículos de mídia apontarem que a Justiça Eleitoral havia feito a tal intimação, o TSE se manifestou e negou que tenha obrigado André Valadão a se retratar sobre as fake news em relação a Lula.

Na realidade, a intimação recebida foi, de acordo com esta matéria do O Tempo, para se manifestar em relação a um processo que está tramitando no Ministério Público Eleitoral. Veja o que o TSE diz sobre o processo:

Encontramos no PJE um processo que tem como requerente COLIGAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA e como requerido André Machado Valadão. É o 0601381-19.2022.6.00.0000 de relatoria da juíza auxiliar – Ministra Maria Claudia Bucchianeri. O processo está em tramitação e ainda pendente de decisão. A parte foi intimada, no dia 6 de outubro, para que tenha ciência do processo e que apresente defesa no prazo de um dia. O último andamento foi 19 de outubro com envio dos autos para que o Ministério Público Eleitoral se manifeste em um dia, nos termos do § 1º do art. 33 da Resolução-TSE nº 23.608/2019. Você pode consultar a tramitação do processo pelo PJE. Basta colocar o número do processo. 

Não há decisão em relação ao processo. Ou seja: não há nenhuma obrigação a André Valadão. Vale apontar que esse movimento de se antecipar a uma decisão do TSE tem sido um movimento recorrente em termos de fake news. Nesta semana, desmentimos informações falsas sobre a “proibição do Dia do Médico” e de “censura na Jovem Pan”. Ou seja, o caso de André Valadão não deve ser o último.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o TSE obrigou André Valadão a se retratar sobre fake news em relação a Lula. O vídeo gravado de “retratação” (só que não) não veio de uma ordem da Justiça Eleitoral.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso