Triplex do Guarujá não tem elevador privativo e não foi reformado pela OAS #boato

Boato – Vídeo de ocupação do MTST no triplex atribuído ao ex-presidente Lula prova que a OAS não fez nenhuma reforma no local e que elevador privativo não foi colocado no imóvel do Guarujá.

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou 15 dias e, quando pensávamos que o “mundo dos boatos” havia o esquecido, uma nova série de fake news apareceu na internet. Só hoje, vamos (se o fluxo de pautas permitir) falar de três. A primeira está relacionada ao famigerado triplex do Guarujá.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org Siga o Boatos.org no Twitter: Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/36nlVru

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Após ocupação do triplex atribuído a Lula por parte do MTST e filmagens de dentro do imóvel há uma semana, começou a circular uma informação que apontava que o imóvel não havia passado por reforma alguma. As provas seriam duas: a empresa que havia sido contratada era de Curitiba (terra da Lava Jato) e o vídeo do MTST mostrava que não havia elevador no triplex. Leia uma das versões do texto que circula online:
URGENTE: Além de ficar provado que não houve reforma e nem elevador, descobre-se hoje que as empresas que deram as notas fiscais falsas da tal reforma são de Curitiba, terra de Moro e Dallagnol. Fica dificil acreditar que em 2010 a OAS, uma construtora com sede em São Paulo, contrataria empresas de Curitiba para fazer uma reforma em um apartamento no Guarujá. Mas torna-se impossível acreditar nisso quando sabe-se que a reforma nunca aconteceu, ou seja, são notas fiscais frias.

Triplex do Guarujá não tem elevador privativo e não foi reformado pela OAS?

A história se espalhou entre os principais blogs de defensores de Lula (e, consequentemente, detratores de Sérgio Moro). Mas será mesmo que a tese que aponta que o triplex não passou por reformas e que o imóvel atribuído a Lula não tem elevador privativo é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Muito provavelmente, as pessoas que defendem Lula e publicaram a informação não viram que o vídeo do MTST mostra o elevador privativo (de forma rápida) entre os segundos 2 e 5 do vídeo abaixo. Dá uma olhada:

É possível ver o elevador com mais detalhes nesta filmagem publicada em 360º pelo UOL. A partir do tempo de 1:31, o elevador é mostrado. O vídeo também mostra que o triplex está em boas condições e que não está mobiliado (o que é possível de se entender, uma vez que ninguém mora lá). Assista:

Só esse ponto já derruba a tese de que não há elevador e nunca houve reforma no triplex atribuído a Lula. Mas há mais um detalhe: o post “original” do boato levanta suspeitas de que as notas foram forjadas pelo fato da empresa ser de Curitiba.

A tese não se sustenta com uma rápida busca na internet. Ao procurarmos o portfólio da Tallento Engenharia, descobrimos que ela faz trabalhos em todo Brasil. Para a mesma OAS (que teria pago a reforma do triplex), a Tallento tem, no portfólio, reformas em Porto Alegre e São Paulo. Ou seja: a Lava Jato não tirou do “nada” a tese de que a empresa fez a reforma do triplex. Já os autores do boato…

Resumindo: apesar de muito compartilhada, a informação que aponta que o triplex do Guarujá atribuído ao ex-presidente Lula não tem elevador e não passou por reformas é falsa. Não passa de mais um boato relacionado a ele que circula na internet. Não acredite e não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)