Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Tribunal Internacional mandou Alexandre de Moraes libertar “patriotas” de manifestação golpista #boato

Tribunal Internacional mandou Alexandre de Moraes libertar “patriotas” de manifestação golpista #boato

Tribunal Internacional mandou Alexandre de Moraes libertar “patriotas” de manifestação golpista, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Tribunal Internacional mandou o ministro do STF libertar os “patriotas” que foram presos em acampamento nos quarteis durante manifestação golpista.

Passados mais de um mês das manifestações de cunho golpista que resultaram em atos de vandalismo nos prédios da Praça dos Três Poderes (em Brasília), a Justiça continua agindo e fechando o cerco contra pessoas acusadas pelos atos. Mas, de acordo com um texto que está circulando online, parece que o “jogo virou”.

A última das histórias que circula na internet aponta que o “Tribunal Internacional” teria mandado o ministro Alexandre de Moraes soltar as pessoas acusadas pelos atos golpistas e que estavam em um acampamento em frente ao QG do Exército em Brasília. Junto ao texto (que pode ser lido abaixo), há um lista de supostos “libertados”. Leia:

ACHANDO QUE O ALEXANDRE DE MORAES É BOM, SABEMOS QUE NÃO,  NEM A POLÍCIA FEDERAL. A VERDADE: QUEM MANDOU LIBERTAR OS PATRIOTAS INOCENTES, FOI O TRIBUNAL INTERNACIONAL,

 E É A PRIMEIRA  VEZ QUE MUITOS  DE NÓS ESTAMOS VENDO ESTE PODEROSO ÓRGÃO FUNCIONAR. O LULA, XANDÃO E SEU GOVERNO USURPADOR, ESTÃO ACUSADOS E DENUNCIADOS  DE CRIMES CONTRA A HUMANIDADE, CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO E DAS MUITAS MORTES,  LÁ! ETC.  CUMPRINDO A NOSSA PARTE VAMOS DIVULGAR?

Tribunal Internacional mandou Alexandre de Moraes libertar “patriotas” de manifestação golpista?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet e chamar atenção por aí. Porém, é falso que as pessoas que estavam nas manifestações golpistas sejam “inocentes”, tenham sido “libertadas” ou mesmo que o Tribunal Internacional tenha mandado algo do tipo.

A mensagem e uma busca na “vida real” já resolvem a farsa. Assim como uma “boa fake news”, o texto tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a tal decisão.

Ao olhar o suposto documento de libertação (contido no vídeo que acompanha a mensagem bombástica), vimos que nada mais é do que a lista das pessoas que foram presas nos atos golpistas de janeiro. Alguns foram liberados (principalmente idosos, que estão respondendo ao inquérito em liberdade), mas a maioria continua presa nos presídios da Papuda e da Colmeia (no Distrito Federal).

Ao procurar sobre a tal decisão do Tribunal Internacional (não sabemos se estavam se referindo à Corte de Haia, mas se for o nome está errado), nada encontramos. Não há nada sobre pedido de libertação dos acusados de depredação. Pelo contrário: temos visto dia após dia operações da Polícia Federal realizando prisões e apreensões relacionadas aos acusados dos atos golpistas.

Vale apontar que não há como um tribunal estrangeiro ter jurisdição dentro do Brasil. Resoluções de cortes estrangeiras servem, no máximo, como um posicionamento internacional sobre um assunto. Ou seja: mesmo que o “Tribunal Internacional” tivesse apoiado os “patriotas”, a decisão continuaria sendo de Alexandre de Moraes (ministro responsável pelo processo).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Tribunal Internacional pediu a libertação das pessoas que participaram das manifestações golpistas em Brasília. Não houve qualquer pedido e os inquéritos e processos continuam seguindo a todo vapor.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso