Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que mostraria “travesti com a cara de Lula” e “delegado com a cara de Bolsonaro” é fruto de inteligência artificial

Vídeo que mostraria “travesti com a cara de Lula” e “delegado com a cara de Bolsonaro” é fruto de inteligência artificial

Travesti com a cara do Lula foi presa por delegado com a cara do Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Uma travesti com a cara do Lula foi presa por um delegado com a cara do Bolsonaro.

Análise

Tem circulado na internet, principalmente entre perfis simpáticos ao ex-presidente Jair Bolsonaro, um vídeo que mostraria algo peculiar. Nas imagens, há uma reportagem do SBT em que uma suposta travesti teria sido presa por tentar matar uma mulher. Ao final, o delegado fala que o assunto pode ter relação com drogas.

Seria uma reportagem “comum” se não fosse um detalhe: o rosto da travesti presa é igual ao do presidente Lula. Já o rosto do delegado é igual do ex-presidente Bolsonaro. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Um travesti com a cara do Lula foi preso por um Delegado com a cara do Bolsonaro, só aqui no Brasil mesmo kkkkk Versão 2: 😂😂😂 *Se eu contar ninguém acredita… Um “travesti” que parece o Lula foi preso por delegado que parece o Bolsonaro . ..só no Brasil mesmo! Só pode ser trabalho de IA 🤖! Estão muito parecidos! Sacanagem, só pode!*

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que uma travesti com a cara do Lula foi presa por um delegado com a cara do Bolsonaro? 2) O que explica o vídeo do travesti com a cara do Bolsonaro? 3) De onde é o vídeo que está circulando na internet?

É verdade que uma travesti com a cara do Lula foi presa por um delegado com a cara do Bolsonaro?

Não é verdade. Primeiro, porque a história não consta em nenhuma fonte confiável. Ao buscar pelo assunto, nada achamos além das mensagens enviesadas politicamente. Não bastasse isso, as imagens e a marca d’água mostram claramente o que ocorreu.

O que explica o vídeo do travesti com a cara do Bolsonaro?

Na realidade, o vídeo é uma montagem feita com ferramentas de inteligência artificial, o chamado deepfake. Apesar de ser algo impressionante, ainda é possível ver diversas imperfeições no vídeo que denotam uma montagem. A marca d’água @refaceoficial (gerada no TikTok) entrega que se trata de uma montagem.

De onde é o vídeo que está circulando na internet?

Não conseguimos achar a origem específica da reportagem, mas a marca d’água mostra que é de uma reportagem do SBT MS, afiliada do SBT no Mato Grosso do Sul. As imagens de fundo mostram que o relato da mulher foi feito em uma delegacia de Campo Grande. Mais uma vez, reiteramos que não se trata de ninguém com o “rosto de Lula” ou “rosto de Bolsonaro”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que uma travesti com a “cara do Lula” foi presa por um delegado com a cara do Bolsonaro. O vídeo que está circulando na internet foi criado com ferramentas de inteligência artificial e não passa de um deepfake.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)