Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Thiego Lula da Silva, da UNE, tem 33 anos e está há 15 anos no curso de ciências sociais #boato

Thiego Lula da Silva, da UNE, tem 33 anos e está há 15 anos no curso de ciências sociais #boato

Thiego Lula da Silva, da UNE, tem 33 anos e está há 15 anos no curso de ciências sociais , diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – “Devolvam nosso futuro”, pede o estudante e diretor da UNE, Thiego Lula da Silva, de 33 anos, que está há 15 anos matriculado. 

Nos quase oito meses do governo Bolsonaro, poucos ministérios se envolveram em tantas controvérsias quanto o da Educação. Alvo de críticas e polêmicas, o tema está nos holofotes do país.

E, em meio a tantas informações, uma história ganhou força na internet. De acordo com uma publicação que circula online, o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) é Thiego Lula da Silva, um estudante de ciências sociais, de 33 anos, que está há 15 anos matriculado na Universidade Federal de Pato Branco. Leia o que dizem algumas versões da publicação:

Versão 1: Devolvam nosso futuro”, diz o estudante e diretor da UNE Thiego Lula da Silva, 33 anos, há 15 matriculado no curso de ciências sociais da Universidade Federal de Pato Branco #ESTUDANTEPROFISSIONAL Versão 2: “Devolvam nosso futuro”, disse o “estudante” e diretor da UNE Thiego Lula da Silva, 33 anos, há 15 anos matriculado na UFPB.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: DEVOLVAM NOSSO FUTURO! Gritou o diretor da UNE, Thiego Lula da Silva, 33 anos, há 15 matriculado no curso de ciências sociais da Universidade Federal de Pato Branco. Versão 4: ESTUDANTE PROFISSIONAL! O CARA PRETENDE SE APOSENTAR COMO ESTUDANTE. CARA DE PAU! “Devolvam nosso futuro”, diz o estudante e diretor da UNE Thiego Lula da Silva, 33 anos, há 15 matriculado no curso de ciências sociais em uma Universidade Federal. 

Thiego Lula da Silva, da UNE, tem 33 anos e está há 15 anos no curso de ciências sociais?

Uma porrada de gente usou a publicação para criticar o movimento e suas reivindicações. Mas será mesmo que Thiego Lula da Silva, da UNE, tem 33 anos e está há 15 anos no curso de ciências sociais? A resposta é não. Entenda os porquês.

Não é estranho dizer que ficamos desconfiados da história. Isso porque o texto carrega as principais características de boatos. É vago, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis (falta só os pedidos de compartilhamento para fechar o pacote). Sem contar que existem outras versões da história circulando em outros estados.

Mas não é isso: ao buscar mais informações sobre o assunto, não encontramos nada sobre “Thiego Lula da Silva” e tampouco seu histórico no ensino superior. Com isso em mãos, resolvemos buscar pela origem da imagem e chegamos ao presidente da UNEC, Iago Montalvão.

A imagem é real e, de fato, apresenta o líder da organização estudantil. Entretanto, a história por trás dela é bem diferente do que dizem por aí. Na verdade, Iago tem 26 anos e é estudante de economia na Universidade de São Paulo (USP). Apesar de ter cursado três anos de história na Universidade Federal do Goiás (UFG), o estudante não está há 15 anos na universidade.

Por fim, vale dizer que, ao buscarmos pelo discurso atribuído ao estudante, não só não encontramos nenhum registro, como também encontramos um desmentido em sua conta no Twitter sobre o assunto.

Resumindo: seu nome não é o Thiego, ele não é das ciências sociais, não tem 33 anos e não está há 15 anos na universidade. Ou seja, tudo não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.