Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que The New York Times tenha retratado Lula como um macaco em sua capa

É falso que The New York Times tenha retratado Lula como um macaco em sua capa

The New York Times colocou charge com Lula como macaco falante em sua capa, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O presidente Lula foi retratado como um macaco falante na capa do The New York Times após fala sobre Israel e holocausto.

Análise

A fala de Lula sobre o conflito entre Israel que gerou reações de figuras públicas israelenses e deu combustível para a oposição tecer críticas tem dado o que falar em relação à desinformação.

A mais nova história que vimos viralizar na internet aponta que até o The New York Times resolver criticar o governo brasileiro. Mensagens apontam que o jornal norte-americano teria retratado Lula como um “macaco falante”. Leia algumas das mensagens que circularam na internet:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: LULA é comparado a um MACACO FALANTE pelo “The New York Times”, o mais famoso Jornal do Mundo. Lula passa vergonha e faz o Brasil passar vergonha. The New York Times Brazil’s President Angers Israel After Comparing War in Gaza to the Holocaust ooh-ooh- aah-aah: Gaza… ooh-ooh- Holocaust LULA j.majburd The monkey’s speech… more

Versão 2: #RACISMO Charge publicada no Jornal “The New York Times” compara presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um chimpanzé. The New York Times Brazil’s President Angers Israel After Comparing War in Gaza to the Holocaust ooh-ooh- aah-aah: Gaza… ooh-ooh- Holocaust LULA j.majburd The monkey’s speech… more

Checagem

A mensagem gerou diversos likes e compartilhamentos em redes sociais como o Twitter, Instagram e Facebook. Por isso, vamos esclarecer o caso respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que o The New York Times retratou Lula como macaco após fala sobre Israel? 2) Qual a origem da caricatura que está viralizando na internet? 3) O que o The York Times tem a dizer sobre a questão Lula e Israel?

É verdade que o The New York Times retratou Lula como macaco após fala sobre Israel?

Não é verdade. Ao procurar pelas publicações, nada encontramos sobre a suposta caricatura (que seria, no mínimo, racista) nas páginas oficiais do jornal. Mais do que isso: a própria imagem que está circulando na internet dá o “crédito” do verdadeiro autor.

Qual a origem da caricatura que está viralizando na internet?

A caricatura foi feita por J. Majburd. Ele fez a publicação em sua conta no Instagram. O autor se descreve como um “defensor de Israel” contra o islã e o antissemitismo. A publicação foi feita no dia 19 de fevereiro e a “confusão” (não sabemos se intencional ou não) pode ter se dado porque a imagem tem um trecho de uma matéria do NYT. 

Vale reforçar que J. Majburd não faz parte do The New York Times e que a caricatura em questão não foi publicada no jornal norte-americano.

O que o The York Times tem a dizer sobre a questão Lula e Israel?

Não encontramos nenhum artigo opinativo a respeito da fala de Lula sobre Israel, Holocausto e conflitos com o Hamas. Há dois conteúdos informativos: o primeiro aponta que a fala do presidente brasileiro enfureceu políticos israelenses. O segundo aponta que o Brasil convocou o seu embaixador no país (o que significa um ato para demonstrar descontentamento). Nada sobre macacos ou algo do tipo.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o The New York Times tenha falado que Lula é um macaco e feito críticas por conta de um discurso dele sobre Israel. A charge é de outra pessoa e nada tem a ver com o jornal norte-americano.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).