Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > The Economist escolhe Lula como o presidente mais corrupto do mundo #boato

The Economist escolhe Lula como o presidente mais corrupto do mundo #boato

The Economist escolhe Lula como o presidente mais corrupto do mundo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A revista britânica The Economist escolheu o ex-presidente Lula como o político mais corrupto do mundo. Prova disso é uma capa da publicação.

O ano é, ainda, 2021. Porém, a cabeça de alguns já está em 2022. A prova disso é uma mensagem que está circulando na internet e é relacionada ao ex-presidente Lula. De acordo com um suposto print da revista britânica The Economist, ele teria ganho uma eleição nada honrosa.

Com o texto “The most corrupt in the world! The President who broke a nation” e uma foto de Lula, uma imagem de uma suposta capa da The Economist voltou a circular na internet. Junto à imagem, há uma menagem que “confirmava” que a informação era real. Leia o texto que circula por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Informação verídica A mesma informação foi analisada por verificadores de fatos independentes em outra publicação O Ex Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela Revista Economist, publicação britânica como O lobo em pele de Cordeiro, considerado o mais corrupto presidente na história do mundo: O presidente que quebrou uma nação… A legenda da capa fala por si. DIVULGUEM

The Economist escolheu Lula como o presidente mais corrupto do mundo?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para a mensagem se espalhar com todas as forças na internet. Só que, além de a capa e a escolha em questão serem falsas, trata-se de um boato que já desmentimos lá nos idos de 2017. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito:

Para começar, o texto compartilhado no WhatsApp tem aquelas características básicas dos boatos no aplicativo: erros de português, caráter alarmista e pedido de compartilhamento. De uma coisa, pelo menos, não dá para reclamar do texto. Ele não tem informações vagas. E é justamente por este motivo que conseguimos checar as inúmeras balelas que há no conteúdo.

Para começar, tentamos procurar alguma matéria da Economist que falava do conteúdo ou com o texto “The Economist. The wolf in lambskin. Lula is considered the most corrupt former presidente in the history of the world. The most corrupt in the world! The president who broke a nation”. Obviamente, não encontramos nada.

A “capa da revista” tem, ainda, a data de 20 de agosto de 2017. Sequer existiu edição na data. A do dia 19 de agosto falava sobre Trump. A do dia 26 falava sobre a política no Oriente Médio.

Agora, de onde saiu o ranking dos outros presidentes da lista? Boa parte dela. Saiu de um ranking da Transparência Internacional de 2004. Vale apontar que Lula não está na lista. Sobre Bronwen Chester não achamos nada mais do que perfis no Facebook.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a The Economist escolheu Lula como o presidente mais corrupto do mundo. Trata-se de uma fake news que foi desmentida no Boatos.org em 2017 e voltou a circular em 2021.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso