Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Temer tem doença mortal, chora e vai deixar o governo #boato

Temer tem doença mortal, chora e vai deixar o governo #boato

Boato – Presidente Michel Temer descobriu que tem uma doença gravíssima e mortal. Ele chorou e vai deixar o governo por causa do problema no coração.

Nem um brasileiro pode afirmar que a situação de presidente Michel Temer é confortável. Com a popularidade baixa (cerca de 3% dos brasileiros o aprovam, segundo pesquisas de popularidade), com acusações na Justiça e com a possibilidade de ser cassado, Temer deve estar com muitas dores de cabeça. De acordo com notícias que circulam na internet, a situação pode ser pior ainda pois Temer estaria com uma “doença mortal”.

Um dos textos que vimos dá conta de que a doença que ele tem no coração é gravíssima: “O líder político sofre de uma doença cardíaca e precisará passar o quanto antes por uma cirurgia extremamente importante com o objetivo de que o mal não ganhe maiores proporções”, diz o texto. O mesmo site aponta que ele “chorou ao saber da doença”.

Outro site falou que, por causa da doença mortal, Temer seria afastado da Presidência da República. “Doença no coração pode afastar Temer do poder”, diz a manchete. Uma terceira página aponta que o “Brasil entrou em alerta” por causa da doença grave de Temer. Leia um trecho de um textos que circulam online (reprodução):

Print da notícia falsa que fala que Temer está com doença mortal no coração
Print da notícia falsa que fala que Temer está com doença mortal no coração

Temer tem doença mortal, chorou por isso e vai deixar o governo?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Obviamente, as três matérias citadas acima (principalmente a que aponta que Temer chorou ao saber da doença) foram muito compartilhadas. Mas será mesmo que o presidente da República está com uma doença grave que o fez chorar em público e que o fará deixar o cargo? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O caso de hoje é o verdadeiro “aumenta e inventa”. A confusão começou quando Temer, ao fazer exames de rotina, foi diagnosticado com uma obstrução parcial em uma artéria coronária. É um problema de saúde? Sim. É grave? No caso do presidente da República, não.

De acordo com o Planalto, Temer não vai precisar se submeter a nenhuma cirurgia ou procedimento. O tratamento da obstrução na artéria coronária (que pode ser causada por maus hábitos ou estresse) vai ser apenas com medicamentos e ele continuará a rotina, de acordo com a assessoria, “normal”.

É claro que o anúncio da obstrução, mesmo que leve, gerou notícias “secundárias”. Coincidentemente, os três sites que citamos no início do texto e que falaram que a doença é grave são divulgadores de notícias falsas (dois se dizem de direita e um se diz de esquerda). Só isso já dá para desconfiar.

Já deu para ver que a saúde de Temer não está em estado grave e que a chance dele sair do governo por causa da obstrução nas artérias é menor do que ele ser cassado pela Câmara (que, convenhamos, já é bem pequena), mas ainda falta mais uma coisa: e a foto dele “chorando”?

A imagem nada a ver com doença ou coisas do tipo. A foto de Temer (que não está chorando, por sinal, apenas em uma “pose desfavorável) é da Agência Reuters e é utilizada como “imagem de destaque” em matérias que não favorecem o governo (como a da denúncia contra ele na Câmara) há cerca de um mês (período anterior ao anúncio do problema de saúde).

Resumindo: a história que aponta que Temer está “muito doente”, “chorou” e “que pode sair do governo” é falsa. Juntaram três informações distintas e formaram um boato que enganou muita gente na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.