Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Temer vai apresentar carta renúncia em pronunciamento da TV #boato

Temer vai apresentar carta renúncia em pronunciamento da TV #boato

Boato – Depois das prisões de três amigos próximos, o presidente Michel Temer decidiu que vai fazer um pronunciamento no qual vai apresentar uma carta renúncia.

Na semana passada, o presidente Michel Temer sofreu um abalo nas suas intenções de concorrer à reeleição (algo que estava sendo ventilado no Planalto). A prisão temporária de José Yunes e do Coronel Lima (pessoas próximas ao presidente) fez com que as investigações da Operação Skala ganhassem atenção na mídia. E, de pré-candidato, Temer passou a “ameaçado”.

Começou a circular na internet a informação de que Temer iria renunciar. Vimos a história circular em três versões diferentes. Uma delas foi em uma mensagem no Facebook que dizia o seguinte: “Fortes boatos em Brasília de que Temer estaria sendo pressionado a renunciar e uma Junta Militar assumiria o poder. Oremos!”.

A segunda versão, que também circulou no Facebook, é de um vídeo de um pronunciamento de Temer no qual ele diz “renunciarei”. “URGENTE: TEMER DIZ QUE VAI RENUNCIAR. Em Tom bastante agressivo e com o peito parecendo com o de pombos, Temer grita ao microfone que RENUNCIARÁ, que sabe de seus ATOS e do que FEZ”, diz o texto. Assista ao vídeo:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Há, ainda, uma terceira versão (mais “séria”). Um texto publicado em um blog no dia 31 de março aponta que Temer pode apresentar uma carta renúncia. “URGENTE: Presidente Temer pode apresentar CARTA RENÚNCIA”, diz o título. Leia trechos do texto:

Uma notícia está prestes a sacudir o que resta de República no Brasil. O presidente Michel Temer vai fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV na terça-feira, 3. Seria para se defender e acusar uma cruzada para lhe tirar da vida pública, mas pode ser um pronunciamento para apresentar a sua carta de renúncia. […]

Presidente da Câmara e primeiro na linha sucessória, Rodrigo Maia já pode se aquecer para assumir a presidência da república interinamente, mas os militares não o enxergam com envergadura para tranquilizar a situação e levar o país até janeiro de 2019. A ala radical quer um presidente transitório de fora da política, de preferência um militar (General Etchegoyen é cotado para essa travessia).

Temer vai apresentar carta renúncia em pronunciamento da TV?

As três versões da tal história (principalmente o post do blog) circularam muito na internet. Mas será mesmo que Temer já preparou a carta renúncia e está ensaiando para renunciar em pronunciamento na TV? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vamos começar pelos boatos mais simples. O primeiro já se desmente em uma olhada com mais atenção. Além de o texto não apresentar nenhuma fonte e se apresentar como “boato”, o primeiro comentário é do autor confirmando que a informação não é verdadeira.

Sobre o vídeo: apesar de muita gente não perceber, trata-se de uma montagem de um pronunciamento feito após a divulgação da delação dos irmãos Batista da JBS em maio do ano passado. Na realidade, ele havia dito “não rrrenunciarrei”. Assista:

Sobre a terceira informação, trata-se de uma fake news que se aproveitou de notícias apontam o presidente estaria estudando a hipótese de fazer um pronunciamento em rede nacional para se defender das denúncias contra ele na Operação Skala (hipótese que ainda não foi 100% confirmada). Porém, nenhuma das notícias reais fala na “carta renúncia”. Tampouco em militares no poder.

Resumindo: a história que aponta que Temer já tem a carta pronta e vai renunciar em pronunciamento na TV é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.