Temer vai apresentar carta renúncia em pronunciamento da TV #boato

Boato – Depois das prisões de três amigos próximos, o presidente Michel Temer decidiu que vai fazer um pronunciamento no qual vai apresentar uma carta renúncia.

Na semana passada, o presidente Michel Temer sofreu um abalo nas suas intenções de concorrer à reeleição (algo que estava sendo ventilado no Planalto). A prisão temporária de José Yunes e do Coronel Lima (pessoas próximas ao presidente) fez com que as investigações da Operação Skala ganhassem atenção na mídia. E, de pré-candidato, Temer passou a “ameaçado”.

Começou a circular na internet a informação de que Temer iria renunciar. Vimos a história circular em três versões diferentes. Uma delas foi em uma mensagem no Facebook que dizia o seguinte: “Fortes boatos em Brasília de que Temer estaria sendo pressionado a renunciar e uma Junta Militar assumiria o poder. Oremos!”.

A segunda versão, que também circulou no Facebook, é de um vídeo de um pronunciamento de Temer no qual ele diz “renunciarei”. “URGENTE: TEMER DIZ QUE VAI RENUNCIAR. Em Tom bastante agressivo e com o peito parecendo com o de pombos, Temer grita ao microfone que RENUNCIARÁ, que sabe de seus ATOS e do que FEZ”, diz o texto. Assista ao vídeo:

Há, ainda, uma terceira versão (mais “séria”). Um texto publicado em um blog no dia 31 de março aponta que Temer pode apresentar uma carta renúncia. “URGENTE: Presidente Temer pode apresentar CARTA RENÚNCIA”, diz o título. Leia trechos do texto:

Uma notícia está prestes a sacudir o que resta de República no Brasil. O presidente Michel Temer vai fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV na terça-feira, 3. Seria para se defender e acusar uma cruzada para lhe tirar da vida pública, mas pode ser um pronunciamento para apresentar a sua carta de renúncia. […]

Presidente da Câmara e primeiro na linha sucessória, Rodrigo Maia já pode se aquecer para assumir a presidência da república interinamente, mas os militares não o enxergam com envergadura para tranquilizar a situação e levar o país até janeiro de 2019. A ala radical quer um presidente transitório de fora da política, de preferência um militar (General Etchegoyen é cotado para essa travessia).

Temer vai apresentar carta renúncia em pronunciamento da TV?

As três versões da tal história (principalmente o post do blog) circularam muito na internet. Mas será mesmo que Temer já preparou a carta renúncia e está ensaiando para renunciar em pronunciamento na TV? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vamos começar pelos boatos mais simples. O primeiro já se desmente em uma olhada com mais atenção. Além de o texto não apresentar nenhuma fonte e se apresentar como “boato”, o primeiro comentário é do autor confirmando que a informação não é verdadeira.

Sobre o vídeo: apesar de muita gente não perceber, trata-se de uma montagem de um pronunciamento feito após a divulgação da delação dos irmãos Batista da JBS em maio do ano passado. Na realidade, ele havia dito “não rrrenunciarrei”. Assista:

Sobre a terceira informação, trata-se de uma fake news que se aproveitou de notícias apontam o presidente estaria estudando a hipótese de fazer um pronunciamento em rede nacional para se defender das denúncias contra ele na Operação Skala (hipótese que ainda não foi 100% confirmada). Porém, nenhuma das notícias reais fala na “carta renúncia”. Tampouco em militares no poder.

Resumindo: a história que aponta que Temer já tem a carta pronta e vai renunciar em pronunciamento na TV é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

6 comentários em “Temer vai apresentar carta renúncia em pronunciamento da TV #boato

  • 05/04/2018 em 13:12
    Permalink

    Bem que isso poderia ser verdade, e não boato!!!

    Resposta
  • 05/04/2018 em 13:11
    Permalink

    Bem que podia ser verdade isso e não boato!!!!

    Resposta
  • 04/04/2018 em 00:02
    Permalink

    Quanta baixaria! Misericódiaaaaaaa

    Resposta
  • 03/04/2018 em 18:35
    Permalink

    Bem que a 1ª parte do blog podia ser verdade, Edgard Matsuki, isto é, que não fosse boato. Pena que a 2ª parte, de os milicos quererem assumir a atual (des)governança do país, estragou tudo.
    Com certeza, mais da metade da população brasileira aplaudiria a renúncia do Temer, o pior presidente que tivemos até o momento. Não sei se ainda daria tempo legal de escolhermos um interino pra levar a nau a um porto mais seguro do que se pode prever.

    Resposta
  • 02/04/2018 em 17:36
    Permalink

    Gravações clandestinas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)