Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Tarcísio de Freitas e bolsonaristas vão renunciar aos seus cargos #boato

Tarcísio de Freitas e bolsonaristas vão renunciar aos seus cargos #boato

Tarcísio de Freitas e bolsonaristas vão renunciar aos seus cargos, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Depois de descobrir que eleições foram fraudadas, Tarcísio de Freitas vai renunciar e convencer outros bolsonaristas a renunciarem aos seus cargos.

As eleições 2022 já terminou há quase três semanas, mas até hoje estamos publicando conteúdo com marcadores sobre o pleito eleitoral. A última das histórias aponta para uma decisão drástica de Tarcísio de Freitas e de outros bolsonaristas eleitos: renunciar aos cargos.

No vídeo, um homem anuncia que Tarcísio se reuniu com Flávio Bolsonaro e Fernando Cerimedo e decidiu renunciar ao cargo de governador e, ainda por cima, convencer outros governadores a renunciar. A pessoa fala que isso também aconteceria com bolsonaristas eleitos para os cargos de senador e deputado. Leia a transcrição da fala:

O governador eleito pelo estado de São Paulo Tarcísio de Freitas, bolsonarista de carteirinha, aliás foi ministro deste governo que se encerra no dia 31 de dezembro, ele vai renunciar ao cargo de Governador. Vai abrir mão do cargo no pacto fraude das urnas eletrônicas. Tarcísio teria tomado essa decisão de anunciar a sua renúncia e ainda falar com os demais governadores eleitos com apoio de bolsonaro para que façam o mesmo. A reunião a portas fechadas aconteceu entre Flávio Bolsonaro, filho do presidente, e Fernando Cerimedo, que é o blogueiro argentino que está nas redes sociais denunciando fraudes nas urnas eletrônicas do Brasil.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Então o blogueiro Fernando Cerimedo e Flávio Bolsonaro teriam se reunido para esse pacto da fraude. Tarcísio ficou encarregado então de convencer os demais governadores eleitos todos aqueles que carregaram o nome de Bolsonaro deverão anunciar a renúncia numa manifestação que está sendo marcada para Brasília. Hamilton Mourão, eleito Senador pelo Rio Grande do Sul o vice-presidente da República, está encarregado em conversar com os senadores eleitos todos os senadores bolsonaristas de direita deverão também fazer esse anúncio da renúncia não aceitarão o cargo em função das denúncias de fraudes que estão sendo feitas nas redes sociais.

Ricardo Barros, deputado do estado do Paraná, líder do Governo na Câmara, deverá  articular com os 99 deputados bolsonaristas de direita para que façam o mesmo e renunciem aos seus cargos, não aceitem, não assumem, não aceitem diplomação ou seja tudo isso para pedir novas eleições já que Fernando Cerimedo teria provado para Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas de que houve fraude nas urnas eletrônicas. Nós estamos aguardando né para que esse anúncio seja feita seja  feito coletivamente. O pacto da fraude né com todos os bolsonaristas com todos esses de direita abrindo mão de seus respectivos cargos Cristo está voltando.

Tarcísio de Freitas e bolsonaristas vão renunciar aos seus cargos?

A tese se espalhou entre muitas pessoas em redes sociais, principalmente entre quem não gosta muito de Tarcísio Gomes de Freitas. Só que a informação que aponta para a tal decisão é falsa.

Apesar de, de certa forma, a tese fazer sentido (afinal, se alguém acredita que as urnas foram fraudadas não deveria aceitar ser eleito), a mensagem que aponta para a tal renúncia coletiva não procede.

Fomos fazer o básico: procurar pelo tal anúncio. Além de não achar nada sobre renúncia, temos que apontar que Tarcísio de Freitas não é um entusiasta da tese de que as urnas foram fraudadas. Ele inclusive fez postagens sobre o resultado das eleições em São Paulo (onde venceu) e do Brasil (onde Bolsonaro perdeu).

A tese é enterrada se assistirmos ao vídeo por inteiro. No final, a pessoa que grava, que é um jornalista do Paraná, coloca um nariz de palhaço. Ele não fala claramente que é fake, mas deixa implícito que se trata de uma ironia. Ou seja: só se enganou quem leu apenas a manchete ou não viu o vídeo todo.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Tarcísio Gomes de Freitas renunciou ao cargo de governador de São Paulo. O vídeo em questão é uma ironia (bem implícita) que foi levada a sério por algumas pessoas na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso