Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > STF proíbe venda de livro escrito por Rodrigo Janot #boato

STF proíbe venda de livro escrito por Rodrigo Janot #boato

STF proíbe venda de livro escrito por Rodrigo Janot, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a venda do livro Nada Menos que Tudo, de Rodrigo Janot, onde o ex-procurador-geral da República revela informações jamais divulgadas sobre a corrupção e a Lava Jato.

Após a polêmica declaração do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot sobre a quase tentativa de matar o ministro Gilmar Mendes, o jurista não só virou assunto nas redes sociais como também alvo principal de algumas notícias falsas que estão circulando em toda a internet.

Uma delas dá conta de que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a venda do livro Nada Menos que Tudo, onde o ex-procurador-geral revelaria informações jamais divulgadas sobre a corrupção e os bastidores da Operação Lava Jato.

No entanto, de acordo com a publicação que está sendo compartilhada entre os internautas, para a sorte dos “patriotas que lutam contra os corruptos”, supostamente, há uma versão em PDF do livro disponibilizada no WhatsApp para que todos ajudem a divulgar. Veja o texto original das duas versões das publicações que estão rodando o WhatsApp:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: Atenção! O STF proibiu a circulação do livro de Janot, que revela informações jamais divulgadas sobre a corrupçãoa e a Lava Jato. Pra sorte dos patriotas, que lutam contra os corruptos o livro foi disponibilizado no WhatsApp. Divulguem ao máximo.

Versão 2: Gilmar Mendes proíbe a venda e manda RECOLHER todos os LIVROS DO JANOT. Isso é abuso de poder, CENSURA TOTAL. Até quando vamos suportar essas excrescências?

STF proibiu venda de livro escrito por Rodrigo Janot?

Obviamente, essa notícia viralizou e suposta atitude da Suprema Corte preocupou muitos cidadãos, em especial, aqueles ávidos em combater a corrupção que assombra o país nos últimos anos. Mas será mesmo que o STF proibiu a venda do livro escrito por Rodrigo Janot? A resposta é NÃO! E nós te falamos o porquê a seguir.

Em primeiro lugar, as mensagens das publicações que estão sendo compartilhadas no WhatsApp e no Facebook carregam todas as características de boatos: são vagas (não fornecem mais informações sobre quando houve a suposta proibição por parte do STF), alarmistas (têm o intuito de causar alarde à população), possuem erros de português, pedidos de compartilhamento e, ainda, não citam fontes confiáveis que possam dar credibilidade ao que está sendo dito.

Em segundo lugar, ao buscarmos sobre a tal proibição da venda do livro Nada Menos que Tudo, nada encontramos. O que achamos sobre o assunto foram, no máximo, críticas à publicação do ex-procurador-geral e, também, um pedido do sub-procurador Moacir Guimarães Morais Filho ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para que a obra fosse censurada, como você pode ler aqui.

Inclusive, sobre a divulgação da versão em PDF do livro que está circulando o WhatsApp, o co-autor do livro, Jailton Carvalho, classificou como “hackeamento” e criticou as pessoas que estão compartilhando o arquivo “roubado” como se estivessem fazendo uma ação humanitária, quando, na verdade, estão colaborando com o crime. 

E, por último, pudemos ter a certeza de que essa história toda não passava de um boato depois que descobrimos que o livro não só não foi proibido como também já foi lançado, com direito à noite de autógrafos em São Paulo, na última segunda-feira (7), e venda de 43 exemplares.

Resumindo: A notícia de que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria proibido a venda do livro Nada Menos que Tudo, escrito por Rodrigo Janot, não é verdadeira. Inclusive, a obra de autoria do ex-procurador-geral da República já foi lançada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU