Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que STF tenha acabado de exigir demissão de Augusto Nunes e bloqueio de redes sociais do jornalista

É falso que STF tenha acabado de exigir demissão de Augusto Nunes e bloqueio de redes sociais do jornalista

STF acabou de exigir demissão de Augusto Nunes e bloqueio de suas redes sociais, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O Supremo Tribunal Federal (STF) acabou de exigir a demissão de Augusto Nunes e determinou o bloqueio de suas redes sociais.

Análise

Começou a circular na internet, em novembro de 2023, mensagens que apontam que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu tomar uma decisão drástica em relação ao jornalista Augusto Nunes.

Vídeos com uma imagem dele e uma música de fundo apontam que o STF teria determinado a demissão do jornalista (que trabalha na Revista Oeste) e o bloqueio de suas redes sociais. Leia o conteúdo da mensagem:

NOTICIA URGENTE NOTICIAS SUPREMO ACABA DE EXIGIR A DEMISSÃO DO JORNALISTA AUGUSTO NUNES E O BLOQUEIO DE TODAS AS SUAS REDES SOCIAIS! VAMOS MOSTRAR A NOSSA FORÇA! SIGA O PERFIL APOIO Isso se chama Ditadura.

Vídeo: é falso que chá de mamão cure a dengue hemorrágica

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que o STF acabou de pedir a demissão do jornalista Augusto Nunes? 2) As redes sociais de Augusto Nunes acabaram de ser bloqueadas? 3) Houve algum episódio de tensão envolvendo o jornalista e o STF?

É verdade que o STF acabou de pedir a demissão do jornalista Augusto Nunes?

Não é verdade. Não há qualquer decisão recente do Supremo Tribunal Federal que aponte para uma determinação de demissão de Augusto Nunes. Também não há qualquer pronunciamento do próprio jornalista ou de pessoas próximas que apontem para isso ou, ainda, qualquer informação em fonte confiável que fale sobre a determinação. Vale apontar que ele continua realizando suas atividades normalmente na Revista Oeste como comentarista político e nada aponte que ele será demitido de lá.

As redes sociais de Augusto Nunes acabaram de ser bloqueadas?

Também não. Ao olhar todas as principais redes sociais do jornalista, vimos que elas continuam funcionando normalmente. Novamente, não há nenhuma decisão do STF em fonte confiável ou oficial sobre a decisão.

Houve algum episódio de tensão envolvendo o jornalista e o STF?

Não encontramos nada sobre bloqueio de redes sociais de Augusto Nunes por parte de uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Porém, no ano passado houve alguns episódios de tensão durante o período eleitoral. A Jovem Pan (local onde Augusto Nunes trabalhava) sofreu sanções por tratar os candidatos do pleito de forma desigual. Por conta disso, a emissora tomou “cuidados” para não sofrer mais processos.

Uma das decisões foi evitar termos ofensivos contra Lula. Um comunicado interno foi emitido pela emissora para funcionários. Na ocasião, ele continuou os ataques contra Lula e foi afastado da emissora até o fim do período eleitoral (que se encerraria em alguns dias). Com a vitória de Lula, o jornalista saiu da emissora “em comum acordo”.  

É importante citar que, mesmo neste episódio, não houve nenhuma determinação do STF para demissão dele ou mesmo bloqueio de redes sociais.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que o Supremo Tribunal Federal determinou a demissão de Augusto Nunes e bloqueio de redes sociais recentemente. A história brotou em perfis caça-cliques e não é balizada por nenhuma informação contida na realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)