Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Cientista político Steven Brams diz que Brasil é socialista e elogia intervenção militar #boato

Cientista político Steven Brams diz que Brasil é socialista e elogia intervenção militar #boato

Boato – Em entrevista, o cientista político norte-americano Steven Brams diz intervencionistas fazem parte do grupo mais coeso que existe (pois só quer a intervenção militar) e que o Brasil é um país socialista como Cuba.

Mesmo depois do fim da greve dos caminhoneiros, alguns grupos favoráveis à intervenção militar no Brasil mantêm sua saga e reivindicam a tomada do poder pelas Forças Armadas. Junto às críticas e aplausos, é claro, não poderiam faltar os boatos sobre o assunto.

O último deles aponta para uma entrevista do cientista político Steven Brams. Para quem não sabe, Steven Brams é um dos mais conhecidos cientistas políticos do mundo e expert na aplicação da teoria dos jogos à teoria social e à política. Em uma entrevista ao Jornal O Globo, Brams definiu a sua teoria como um estudo de conflitos entre “jogadores” (partipantes de uma disputa). Ele é autor de uma série de livros sobre o assunto.

Voltando ao boato: a mensagem, que tem circulado pelo Facebook e WhatsApp, indica que o cientista afirmou que o Brasil é socialista e defendeu a intervenção militar. Na suposta entrevista, Steven afirma que o sistema do Brasil “se assemelha ao sistema social democrático adotado em Cuba” e diz que os grupos que apoiam a intervenção militar são “mais coesos do que os outros, pois se fixam apenas em um único objetivo”. Leia trechos da publicação:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

No Brasil não vejo traços de democracia e sim da social democracia. No Brasil o sistema beneficia o Estado e não a sociedade, beneficia a corrupção e a impunidade. As leis são ineficazes e protegem o sistema e os corruptos. É um sistema controlador, manipulador, quase tirano. No Brasil o povo brasileiro perdeu muito sua honra e seu patriotismo, talvez pelas políticas que foram adotadas com o intuito de corromper a sociedade. […]

O povo brasileiro fala muito em Intervenção Militar. O que o Sr. acha disto? É como eu afirmei antes. Há vários segmentos que pensam diferente, com objetivos diferentes. Pelo que eu vejo, há grupos de pessoas que estão sugerindo uma intervenção militar no Brasil. Podemos dizer que este segmento é mais coeso do que os outros, pois se fixam apenas em um único objetivo. Este segmento não defende partidos, políticos e nem o sistema. É mais patriótico e mais coeso do que os demais segmentos. […]

Cientista político Steven Brams diz que Brasil é socialista e elogia intervenção militar?

É claro que a história viralizou online e muita gente favorável à intervenção militar começou a apoiar o cientista político. Mas será mesmo que Steven Brams disse que o Brasil é socialista e elogiou os intervencionistas? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

À primeira vista, já deu para perceber que se trata de um boato. Isso porque a entrevista está circulando pela internet, mas não há um vídeo ou mesmo uma publicação em sites confiáveis. Além do fato de que a informação circulou em sites não muito conhecidos e confiáveis.

Não por acaso, em 2016, o palestrante Luciano Pires publicou a tal entrevista em sua página do Facebook e foi alertado por um leitor que ela poderia ser falsa. Após entrar em contato com Steven, em uma publicação no Facebook, Luciano informou que a entrevista não procede. “Eu recebi um outro questionamento a respeito desse assunto. Eu nunca dei essa entrevista, parece ser uma falsificação. Para checar, veja se você consegue uma gravação, com minha voz, dessa entrevista. Steven Brams”, disse.

Resumindo: como foi possível ver, não há nenhuma prova de que Steve Brams falou sobre o “socialismo no Brasil” e “elogiou intervencionistas”. Mais do que isso, a informação foi negada por ele a uma pessoa que fez a publicação. Logo, temos mais uma história falsa que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.