Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sobrinho de Lula admite que vai votar em Bolsonaro #boato

Sobrinho de Lula admite que vai votar em Bolsonaro #boato

Sobrinho de Lula admite que vai votar em Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, homem afirma ser sobrinho de Lula e diz que votará em Bolsonaro por não apoiar safadeza, sem vergonhice e corrupção

A proximidade das eleições de 2022 no Brasil está agitando as redes sociais e os grupos de apoio aos candidatos, especialmente, os da Presidência. As pesquisas de intenção de votos também estão trazendo assunto para os eleitores, porque tem mostrado uma disputa forte entre Lula e Bolsonaro.

A pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Datafolha, no dia 18 de agosto de 2022, mostrou o ex-presidente Lula à frente dos outros candidatos com 47%. O presidente Jair Bolsonaro aparece em segundo, com 32%, e Ciro Gomes aparece na terceira posição, com 7%.

E essa polarização também tem se refletido no mundo das fake news. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, um sobrinho do ex-presidente Lula teria admitido que iria votar no presidente Jair Bolsonaro, em 2022. No vídeo que acompanha a publicação, o homem afirma que Lula é seu tio e que tem recebido diversas críticas e ameaças após declarar apoio a Bolsonaro.

Nas imagens, o homem ainda afirma que não “apoia as safadezas” de Lula e que o ex-presidente teria roubado o Brasil e seria corrupto. “Recado do sobrinho do sobrinho do Lula!” e “Sobrinho do nove dedos”, dizem algumas das mensagens que circulam online.

Sobrinho de Lula admite que vai votar em Bolsonaro?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Kwai, no Tik Tok e no Facebook e logo se tornou conteúdo em grupos de apoio ao presidente Bolsonaro. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e algumas inconsistências na história.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, não existe nenhuma prova de que o homem seja o sobrinho de Lula, nem qualquer menção ao fato antes desse vídeo. Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre esse assunto e descobrimos algumas inconsistências nessa história.

Ao descobrir o perfil no Kwai do homem que aparece no vídeo, identificamos que ele já publicava muita coisa sobre o ex-presidente Lula em sua página pessoal, mas antes do vídeo de hoje, ele nunca havia citado a informação de que era sobrinho de Lula.

Se isso não bastasse, o homem é do Rio Grande do Sul, local que não é a moradia da família do ex-presidente Lula. E tem mais, nos vídeos mais recentes publicados pelo homem, não existe qualquer menção e nem qualquer prova de que ele seja sobrinho de Lula.

Por fim, ainda existe a possibilidade de que o homem tenha falado a informação em um tom de brincadeira e alguém pegou o vídeo para compartilhar, como se fosse verdade.

Em resumo: a história que diz que o sobrinho do ex-presidente Lula vai votar em Bolsonaro, em 2022, é falsa! O homem que aparece no vídeo não apresenta nenhuma prova. Além disso, o homem já falava sobre Lula antes da história de hoje e nunca havia mencionado que seria sobrinho do ex-presidente. Se isso não bastasse, o homem é do Rio Grande do Sul. A família de Lula não mora lá. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: