Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Serviço de Inteligência dos EUA descobriu que José Dirceu, Genoíno e Gleisi estão em Cuba para Lula tomar os Três Poderes no Brasil #boato

Serviço de Inteligência dos EUA descobriu que José Dirceu, Genoíno e Gleisi estão em Cuba para Lula tomar os Três Poderes no Brasil #boato

Serviço de Inteligência dos EUA descobriu que José Dirceu, Genoíno e Gleisi estão em Cuba para Lula tomar os Três Poderes no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – CIA emitiu relatório denunciando que José Dirceu, Genoíno e Gleisi estão em Cuba para planejar golpe no Brasil

Após o primeiro mês de governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente já viajou pela América do Sul (para conversar com líderes de outros países e restabelecer as relações internacionais) e promoveu mudanças em alguns decretos e leis.

E até as fake news que assombraram a transição de poder no início de 2023 deram uma trégua, facilitando um pouco mais a vida de Lula. Mas a trégua parece não ter durado muito tempo. Exemplo disso é a história de hoje.

De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o Serviço de Inteligência dos EUA teria descoberto um plano secreto do PT. Segundo a publicação, José Dirceu, Genoíno e Gleisi Hoffmann estariam, em Cuba, planejando um golpe no Brasil. Ainda segundo a história, os três estariam planejando uma forma de Lula tomar os Três Poderes. Confira:

Vídeo: é falso que decreto permite confisco de doações para colocar "selo do PT"

“ATENÇÃO BRASILEIROS: O serviço de inteligência dos EUA descobriu que José Dirceu, Genoino e a presidente do PT estão em Cuba preparando uma tomada do Brasil dos três podere. O que foi levantada pela Cia que houve um acordo entre os partidos de centro com o PT para tirar definitivamente e acabar com o governo Bolsonaro, o acordo consistia em descondenar o Lula e elegé-lo presidente do Brasil e em contra partida depois de eleito ele deveria em curto prazo renunciar ou provocar um impeachment passando a presidência para o Alkmim conforme combinado. Mas segundo o relatório da Cia o PT não vai querer cumprir o acordo e por isto os membros do PT estão em Cuba a onde seria a base de articulação com outros países com as mesmas ideologias e propósito do PT, estes países estariam se preparando para atacar caso houver qualquer resistência contra a permanência do Lula na presidente do Brasil. 

A Cia ainda cita as forças armadas do Brasil como pacificadas dentro do plano, mas o PT ainda teme a resistência das polícias militares de alguns estados governados por conservadores e também de seguidores do Bolsonaro. Outra parte importante é que as forças armadas do Brasil poderão agir mas para proteger o Lula e o partido dos trabalhadores e segundo informações o Lula não estará no Brasil quando tudo isto acontecer para não sofrer um possível golpe caso os três comandantes das forças armadas não cumpram o combinado. Outro fato apurado e comprovado é que no dia 28 de dezembro o Ex-presidente Bolsonaro foi ameaçado de morte caso resistisse. O relatório tem muitas outras informações mais valiosas mas é o que conseguimos até no momento…”.

Serviço de Inteligência dos EUA descobriu que José Dirceu, Genoíno e Gleisi estão em Cuba para Lula tomar os Três Poderes no Brasil?

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, especialmente, no Instagram e no Facebook e agitou grupos bolsonaristas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica pela falta de provas e de lógica da história.

A mensagem possui caráter vago, extremamente alarmista e não apresenta fontes confiáveis. Como sabemos, essas são características frequentes em fake news na internet. Além disso, também não existe nenhuma notícia sobre o tal relatório da CIA em veículos de comunicação confiáveis.

Logo ao ler o texto, percebemos que a teoria não tem pé nem cabeça (para dizer o mínimo). Na realidade, é ridícula e não faz o menor sentido. Como um “tiozão do WhatsApp” teria acesso a documentos sigilosos da CIA e outras pessoas mais influentes? Por que Lula iria querer fazer um acordo e passar o cargo de presidente se ele sempre esteve bem à frente nas pesquisas eleitorais? Por que José Dirceu, Genoíno e Gleisi precisam ir para Cuba para fazer isso se Lula agora é presidente e detém a máquina do governo? Se Bolsonaro foi mesmo ameaçado no dia 28 de dezembro de 2022, por que não vimos nada sobre o assunto nos noticiários? E por que a CIA estaria tão preocupada assim com o Brasil? São coisas que não fazem o menor sentido.

Não é preciso ir muito longe para ver que a tentativa de golpe que quase ocorreu no Brasil foi planejada pelo outro lado (pelos bolsonaristas). Não sabemos sobre a participação efetiva de Bolsonaro nos atos (a Justiça vai decidir), mas o fato é que muitos seguidores do ex-presidente apoiaram e participaram dos atos golpistas, defendendo o golpe.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o texto e descobrimos que a mensagem circula desde o dia 28 de janeiro de 2023. Na mesma data, Gleisi Hoffmann participou de um evento do MST, em Luiziânia (GO). Logo em seguida, no dia 1 de fevereiro de 2023, Gleisi Hoffmann tomou posse na Câmara dos Deputados.

Enquanto isso, na mesma época, José Dirceu estava em Brasília (DF). Na oportunidade, ele participou de uma festa do Partido dos Trabalhadores (PT) que foi realizada em um restaurante. Por fim, no mesmo período, José Genoíno concedeu uma entrevista ao programa Fórum Café, da TV Fórum. Como é possível ver, ninguém estava em Cuba (muito menos planejando um golpe).

Em resumo: a história que diz que a CIA emitiu um relatório onde mostra que José Dirceu, Genoíno e Gleisi Hoffmann estariam, em Cuba, planejando um golpe para entregar os Três Poderes a Lula é falsa! Toda a teoria que sustenta a história não faz a menor lógica. Por fim, ao procurar um pouco mais sobre a rotina dos três acusados, descobrimos que José Dirceu, Genoíno e Gleisi estavam no Brasil, em eventos públicos, e não em Cuba.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso