Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sérgio Moro será o presidente da CPMI do 8 de janeiro #boato

Sérgio Moro será o presidente da CPMI do 8 de janeiro #boato

Sérgio Moro será o presidente da CPMI do 8 de janeiro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O senador Sérgio Moro foi escolhido como presidente da CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro. Agora, Lula vai se dar mal.

Todos os dias, estamos tendo que desmentir algumas informações sobre a iminente CPMI dos atos de cunho golpista do dia 8 de janeiro de 2023. Hoje, vamos falar sobre uma suposta “escalação” para a comissão.

Vídeos estão circulando, principalmente em redes sociais de vídeos como o TikTok e Kwai, com uma mensagem que aponta que o senador Sérgio Moro foi escolhido como o presidente da CPMI do 8 de janeiro. Leia algumas das mensagens que estão viralizando na internet:

Versão 1: Agora os petistas piram de vez. Sérgio Moro, presidente da CPMI Versão 2: Eita mundo que da volta 👏🏻👏🏻 Um dia o 🦑manda matar Sérgio moro , no outro Sérgio moro e presidente da cpmi que vai colocar o 🦑se Deus quiser na cadeia 🙏🏻👏🏻👏🏻

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 3: SENADOR SÉRGIO MORO SERÁ O PRESIDENTE DA CPMI DE 8 DE JANEIRO 💪☘️🇧🇷OBRIGADA MEU AMIGOS PATRIOTAS PELO CARINHO E COMPANHIA EM NOSSOS VÍDEOS DIARIAMENTE. 🇧🇷Siga e comentem amigos patriotas em nossos vídeos para que eles sejam entregues a todos vocês! 🇧🇷♥️☺️NOSSO INSTAGRAM ABAIXO

Sérgio Moro será o presidente da CPMI do 8 de janeiro?

As postagens, muitas em tom de torcida e/ou campanha, viralizaram com muita força na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que Sérgio Moro será o presidente da CPMI de 8 de janeiro. A resposta surge em um olhar na realidade.

A mensagem não ajuda muito. Assim como uma fake news clássica, a mensagem é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que confirme a informação em questão.

Ao buscar pelo assunto em fontes confiáveis, logo descobrimos que o nome de Sérgio Moro não passa nem perto dos cotados para a presidência da CPMI. É fato que o senador pleiteia uma vaga dentro do União Brasil para participar da comissão. Porém, nem isso é certo.

Se a vaga já não é certa, o que podemos dizer da Presidência da Comissão? Na realidade, as chances de Moro são praticamente (para não dizer totalmente) nulas.

Como o governo e o chamado centrão terão a maioria das cadeiras, é pouco provável que um nome da oposição assumia os cargos de relator e presidente da CPMI. E, de acordo, com matérias da mídia, o nome mais cotado (ainda não o certo) é o do deputado Arthur Maia (União Brasil da Bahia).

Resumindo: além de a informação em questão ter surgido do nada, não há nada em fontes confiáveis que indique que Sérgio Moro será o presidente da CPMI do 8 de janeiro. Pode até ser que ele participe da CPMI, não como presidente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm