Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sérgio Moro participa de evento do PSDB, DEM e Globo, mostra foto #boato

Sérgio Moro participa de evento do PSDB, DEM e Globo, mostra foto #boato

Boato – Foto compartilhada na internet mostra o juiz Sérgio Moro discursando em evento do PSDB, DEM e Globo com seus patrocinadores.

Como os leitores do Boatos.org (se você não é ainda, vire um) sabem, existem alguns personagens que se tornaram clássicos no mundo da boataria. Um deles é o juiz Sérgio Moro.

A história da qual vamos falar hoje aponta que o juiz Sérgio Moro esteve no “evento” do PSDB, DEM e Globo. A prova cabal seria foto onde o juiz aparece falando em um microfone com um painel ao fundo com a logo de várias empresas que seriam “patrocinadoras do evento”.

No WhatsApp, a foto circulou com a seguinte legenda: “Globo, Shell, Exxon, Itaú, PSDB, Estadão: os patrocinadores do evento de Sergio Moro”. No Facebook, o texto foi recheado de acusações contra Moro e as empresas que estão no painel. O texto aponta ainda que o juiz “em quase 5 anos de Lava Jato não prendeu nenhum membro do PSDB nem do DEM”.

Sérgio Moro participa de evento do PSDB, DEM e Globo?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Com a ajuda da divulgação do WhatsApp (e de alguns tuítes “famosos”), a história viralizou na internet. Mas será mesmo que é verdade que Sérgio Moro estava em evento do PSDB, DEM e Globo? A resposta é não. Vamos aos porquês.

Antes de começar, vale lembrar que essa não é a primeira vez em que uma foto causa reboliço nas redes sociais. Só nas páginas do Boatos.org, já apareceram histórias sobre o Sérgio Moro cabisbaixo após julgar Lula, Sérgio Moro e Aécio Neves juntos e o jantar com Temer e Rodrigo Maia.

Bom, nem precisamos pesquisar muito para desmontar a farsa. Afinal, a tal imagem que prova a participação de Moro no evento não passa de uma montagem (bem tosca, diga-se de passagem). Na verdade, a montagem utiliza uma imagem de Moro na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

A imagem, registrada por Fábio Rodrigues da Agência Brasil, mostra Sérgio Moro na audiência pública sobre o projeto que altera o Código de Processo Penal na CCJ do Senado. Logo, chegamos à conclusão de que a imagem teve seu fundo alterado. Confira na imagem:

O juiz federal Sergio Moro participa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado de audiência pública sobre projeto que altera o Código de Processo Penal (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O juiz federal Sergio Moro participa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado de audiência pública sobre projeto que altera o Código de Processo Penal (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Como se não bastasse, a publicação segue o mesmo enredo de balelas online: alarmista, sem datas e fontes confiáveis e pedidos de compartilhamento. Com isso, podemos sacramentar que Sérgio Moro não participou de nenhum evento do PSDB, DEM e Globo, pelo menos, não com base nessa imagem. Ou seja, tudo não passou de mais um boato dessa lista colossal envolvendo o juiz.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.