Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Golpe usa vídeo de Sérgio Moro dublado com IA e fala sobre “benefício no CPF”

Golpe usa vídeo de Sérgio Moro dublado com IA e fala sobre “benefício no CPF”

Sérgio Moro comenta sobre benefício de dinheiro acumulado no CPF em anúncio nas redes sociais, diz boato (Foto: Reprodução/Meta)

Boato – O senador Sérgio Moro gravou um vídeo para falar sobre dinheiro que está acumulado em compras no CPF que pode ser utilizado por brasileiros.

Análise

Um dos tipos de golpes que mais têm circulado por meio de anúncios em redes sociais é o que fala de supostos benefícios financeiros em um “site especial”. Em muitos casos, vídeos de pessoas famosas são utilizados.

No caso da história de hoje, está circulando na internet um vídeo do senador Sérgio Moro. No vídeo ele teria anunciado que “95% dos brasileiros têm dinheiro acumulado em compras no CPF” e que o resgate poderia ser feito em um site “especial”.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Leia a mensagem que está se espalhando, principalmente, por meio de anúncios em redes sociais como o Facebook e Instagram:

95% DOS BRASILEIROS TEM DINHEIRO ACUMULADO DE COMPRAS NO CPF QUE PODEM CHEGAR ATÉ R$ 7.000,00 SÉRGIO MORO COMENTA SOBRE: o pessoal sabe quando você vai fazer uma compra no mercado e pedem CPF na Nota então uma pequena porcentagem do valor de qualquer compra ficar acumulado no seu CPF e tempos depois esse valor é liberado para Resgate uma dica é você sempre ficar atento no prazo de liberação do saque pois se passar o prazo o dinheiro acumulado volta para os cofres públicos você pode estar conferindo a quantia que você tem acumulada disponível para saque no botão abaixo clique e confira

Checagem

A história se espalhou muito, principalmente, por conta de ser promovido por meio de posts pagos. Porém, ela não procede. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) É verdade que brasileiros têm dinheiro acumulado no CPF se entrarem no site especial? 2) É verdade que Sérgio Moro fez o anúncio do suposto benefício? 3) O que acontece se você entrar no site atribuído a Sérgio Moro e o benefício para brasileiros no CPF?

É verdade que brasileiros têm dinheiro acumulado no CPF se entrarem no site especial?

Não. Na realidade, o que está circulando na internet não passa de mais um golpe que visa roubar o dinheiro das pessoas. Não consta em nenhuma fonte confiável ou oficial qualquer anúncio do tal benefício do CPF. Para além disso, o vídeo de Sérgio Moro não é real.

É verdade que Sérgio Moro fez o anúncio do suposto benefício?

Assim como no caso de outras fake news relacionados a golpes financeiros, o vídeo de Sérgio Moro é falso. Na realidade, trata-se de uma filmagem dublada com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Moro nunca falou sobre o tal “benefício” até porque ele não existe.

O que acontece se você entrar no site atribuído a Sérgio Moro e o benefício para brasileiros no CPF?

Precisamos explicar como se dá o caminho em questão. Depois de “ver” o anúncio de Moro sobre o benefício em questão, você é direcionado a um site no qual interage com um chatbot. Você dá dados pessoas (como o CPF) e ele completa os dados (com base em um banco de dados públicos).

A partir de um momento, ele diz que você tem o direito a um benefício. Porém, é dito que você precisaria “pagar uma taxa” para liberar o dinheiro. É aí que mora o golpe. Se você topa fazer o pagamento, os golpistas simplesmente somem com o seu dinheiro.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que o senador Sérgio Moro tenha feito qualquer anúncio de oportunidade de ganhar dinheiro no CPF ao pagar uma taxa. Trata-se de um vídeo falso dublado com ferramentas de inteligência artificial que serve para divulgar um golpe na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).