Seguro Defeso é pago para 40 mil pessoas em Brasília (que não tem rio e mar) #boato

Boato – Bolsonaro descobriu que 40 mil pescadores recebem o Seguro Defeso em Brasília. Detalhe: a cidade fica no cerrado e não tem rio ou mar.

Desde quando Bolsonaro assumiu a Presidência da República não faltaram na internet fake news sobre “maracutaias” que ele teria descoberto durante o governo do PT. A mais nova que está circulando sequer é, por assim dizer, nova.

De acordo com um texto que está viralizando por aí, Bolsonaro teria descoberto que Brasília, cidade que não tem rio ou mar, teria 40 mil pessoas recebendo o chamado Seguro Defeso (benefício dado a pescadores nos períodos em que é proibido pescar). Obviamente, o texto tentava apontar, em tom de ironia o quanto de corrupção havia no benefício.

Além disso, a mensagem apontava que foram encontrados beneficiários de 7 a 148 anos de idade. Por fim, o texto ainda fazia um “ataque ao PT” e citava que tudo estaria no Portal da Transparência do governo federal. Leia o texto que circula por aí:

Você sabe da nova descoberta do governo do Presidente Bolsonaro? Que o trabalhador mais novo e o mais velho do mundo estão no Brasil. E sabe como foi descoberta tal façanha? Realizando um recadastramento de todos os pescadores que recebem o SEGURO DEFESO, que é um salário pago pelo governo no período da desova, quando eles não podem pescar. E tal salário ainda conta como tempo para a aposentadoria.

Aí, pasmem os senhores, pois o pescador mais novo tem 7 anos de idade, e o mais velho tem 148 anos de idade. Atenção! Não errei não! É 148 anos mesmo! Caramba! E o cara ainda está “pescando”? CALMA! TEM MAIS: foi descoberta uma “colônia de pescadores” em pleno sertão aonde não tem água nem para beber. Também em Brasília existem fantásticos 40 mil pescadores cadastrados recebendo esse SEGURO DEFESO, em pleno serrado, sem um rio que passe por perto… Até na Guiana, que nem território brasileiro é, existem pessoas recebendo esse benefício.

AGORA, você acha que, se esse tipo de MANOBRA para comprar votos continuasse, nosso país iria pra frente? Com o recadastramento geral, certamente haverá muitos gritos da petezada. E ainda vem mais coisa por aí… (ESTÁ NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA). Esta é a herança que recebemos do PT.

Seguro Defeso é pago para 40 mil pessoas em Brasília (que não tem rio e mar)?

A mensagem causou muito espanto em redes sociais bolsonaristas. O que nem todos perceberam é que a acusação em questão não só é falsa como também já foi desmentida em outra ocasião (durante o governo Temer).

Tudo começou, em 2016, durante uma entrevista do então ministro da Casa Civil. Na ocasião, ele disse que Brasília teria 45 mil pessoas cadastradas para receber o Seguro Defeso. Já na época, o Boatos.org desmentiu a informação e apontou que o Portal da Transparência do governo federal apontava para apenas 22 cadastros na capital do país. Relembre o que escrevemos:

Antes de tudo, vamos explicar o que que é o seguro-defeso. Em alguns meses do ano, pescadores são impedidos de realizar a sua atividade por questões ambientais. Em contrapartida ao impedimento, eles recebem um salário mínimo por até cinco meses por ano. O estado com maior número de beneficiários é o Pará seguido do Maranhão.

Em contrapartida, a Unidade da Federação que tem o menor número de pessoas recebendo o benefício é o DF. Agora uma pergunta para vocês. Quantos pescadores recebem o auxílio no Distrito Federal e em Brasília?

a) 45 mil
b) 22

Se você, assim como Eliseu Padilha, disse 45 mil, errou. Dados do Portal da Transparência apontam que, em 2015, 22 pescadores receberam o benefício. O total gasto foi de R$ 68.136,00. Fazendo uma comparação maldosa esse valor deve pagar mais ou menos os dois salários de um ministro do STF. Detalhe: se você olhar a região da atividade, vai ver que nenhum deles “pescava no Paranoá”.

É difícil dizer de onde saiu a informação de 45.000 pescadores. Se foi Osmar Terra que passou erroneamente para Eliseu Padilha, se foi Eliseu Padilha que passou erroneamente para o jornalista que fez a matéria ou se foi o jornalista da matéria que entendeu errado. O fato é que o número de pescadores em Brasília não passa nem perto dos 45.000.

Quando Bolsonaro assumiu o cargo de presidente, a informação que ilustra “outra parte da mensagem” surgiu por aí. Sem apresentar qualquer prova ou explicar o motivo (se houve erro no cadastro ou fraude), alguém do governo citou os pescadores de 7 e 148 anos. Pegaram essa fala, juntaram a já desmentida e montaram o texto em questão.

Vale apontar que fizemos uma nova busca ao Portal da Transparência para saber o número atualizado de pessoas que recebem o Seguro Defeso em Brasília. Em 2021, foram feitos 30 pagamentos (sendo que alguns para os mesmos beneficiários). Ou seja: o número continua sendo bem abaixo de 40 mil.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Bolsonaro descobriu que 40 mil pessoas recebem Seguro Defeso em Brasília. Na realidade, o número é muito abaixo disso e a mensagem é um boato reciclado dos tempos do ex-presidente Michel Temer.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet