Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sede do Datafolha fica no endereço do PSOL #boato

Sede do Datafolha fica no endereço do PSOL #boato

Sede do Datafolha fica na sede do endereço do PSOL, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Assim como o Ipec fica na sede do Instituto Lula, o Datafolha fica na sede do PSOL. Essa é a prova da fraude nas pesquisas. 

Nos últimos dias, uma fake news gigantesca começou a circular na internet: a que apontava que a sede do Ipec (instituto responsável por pesquisas eleitorais) ficava na sede do Instituto Lula.

Essa história foi desmentida no Boatos.org, mas outra história começou a circular. Ela apontava que o Datafolha (outro instituto de pesquisas eleitorais) ficava na sede do PSOL. Leia algumas das versões que circulam online:

Versão 1: Você sabia que a sede do DATAFOLHA Fica no endereço do PSOL; e a sede do IPEC fica no endereço do instituto Lula? Versão 2: Entenderam o motivo dessas pesquisas apontarem Lula na frente?  Mas para os semideuses do TSE e STF isso é normal, imagine se fosse o contrário.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: Pesquisas que são mostradas na mídia: Datafolha e Ipec (antigo Ibope) Datafolha: localizado dentro da sede do PSOL E agora o Ipec: Localizado dentro do instituto lula  É claro que lula vai ficar na frente, nao tem como um filho ir contra o papai! Versão 4: Endereço do data folha sede do psol Endereço do ipec o mesmo do instituto 9 dedos, e querem que acreditemos nessas pesquisas.

Versão 5: Vocês sabem o endereço do Data  folha ?  É dentro da Sede do Psol. Eu acredito no Data Povo,  e naquilo que estou vendo todos os dias . O total apoio do povo ao Presidente Bolsonaro.O Brasil  hj é a melhor Economia  do Mundo . Tudo isso graças ao Presidente Bolsonaro e Guedes.

Sede do Datafolha fica na sede do endereço do PSOL?

Como vocês viram, a história se espalhou a reboque do caso que citava o Ipec. Só que, assim como no caso do instituto de pesquisas formado por ex-integrantes do Ibope, a informação sobre o Datafolha estar na sede do PSOL não procede.

Não vamos nos aprofundar na questão do Ipec estar na sede do Instituto Lula. Caso tenham interesse em ter mais informações sobre o assunto, leia o texto abaixo ou assista ao vídeo que gravamos sobre o assunto:

Ipec que faz pesquisas eleitorais fica no mesmo endereço do Instituto Lula #boato

Agora, vamos à questão do Datafolha. Ela sequer trata de uma “confusão com nomenclatura”. A única coisa que achamos sobre o assunto são mensagens soltas com a acusação e um “detalhe” no vídeo em que um influencer bolsonarista acusa de forma errada o Ipec estar na sede do Instituto Lula.

No final do vídeo, ele diz as seguintes palavras: “É a mesma coisa do Datafolha e a gente for pesquisar e descobrir que o endereço do Datafolha é dentro da sede do PSOL”. Na realidade, ele falou como uma questão hipotética e não concreta. Possivelmente, a hipótese foi “entendida” de forma errônea e gente a informação errada de coincidência de sedes.

Ao buscar pelos “endereços” do Datafolha e do PSOL, logo chegamos à realidade. De acordo com este site, o Datafolha fica na sede do Grupo Folha (na rua Barão de Limeira, no bairro de Campos Elíseos, em São Paulo). PSOL da capital paulista fica no mesmo bairro. Porém, na rua São Martinho. A distância é de 1km.

Antes que alguém venha com qualquer teoria da conspiração, a distância de 1km entre as sedes não levanta qualquer tipo de suspeita em fraudes em pesquisas.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Datafolha fica na sede do PSOL. Além de os locais não estarem no mesmo endereço, a correlação não tem qualquer ligação com “fraude em campanhas eleitorais”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso