Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sarney faz ameaça de morte contra Bolsonaro dizendo “vence, mas não assume” #boato

Sarney faz ameaça de morte contra Bolsonaro dizendo “vence, mas não assume” #boato

Boato – Ex-presidente José Sarney se reuniu com Temer, Dilma e Globo e fez uma ameaça de morte contra Bolsonaro. “Vence, mas não assume o cargo”, disse.

De fato, as acusações nesta reta final de eleições estão cada vez mais pesadas. Em alguns casos, já não se fala mais em eleições e sim em ameaças. E a última que circula na internet envolve o ex-presidente José Sarney e o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL).

De acordo com uma mensagem que começou a viralizar no WhatsApp, Sarney está furioso com a iminente vitória de Bolsonaro e fez ameaças de morte a ele falando coisas como “será igual o que fizeram com o presidente Tancredo Neves” e “[Bolsonaro] vence, mas não assumirá o cargo”. Ao final, o texto tem um link para um blog “daqueles”. Leia:

BOLSONARO SOB AMEAÇA! REPASSEM URGENTE! SARNEY ESTÁ FURIOSO E JÁ SE REUNIU COM TEMER, DILMA, E A GLOBO E FIZERAM UMA AMEAÇA CONTRA BOLSONARO,DIZENDO Q ELE GANHARÁ MAS NÃO ASSUMIRÁ GOVERNO, SERÁ IGUAL O QUE FIZERAM COM O PRESIDENTE TANCREDO NEVES.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Pessoa isso é muito sério! AGORA Como eles viram que já perderam nas urnas fraudadas, agora partiram para ameaça de morte! A reportagem divulgada hoje, SARNEY AMEAÇA BOLSONARO dizendo que “Vence mas não assumirá o cargo” Está mais que claro que nosso batalha não será apenas no dia da votação, nossa batalha é contra o Mau. REPASSEM ESTA INFORMAÇÃO ANTES QUE SEJA REMOVIDO DO WHATSAPP E FACEBOOK PELA TV GLOBO.

Sarney fez ameaça de morte contra Bolsonaro?

A tal mensagem já começou a se espalhar com certa força no WhatsApp (sempre com o link ao final). Mas será mesmo que Sarney fez ameaças de morte a Bolsonaro e disse que ele “vence, mas não assume” durante reunião com Temer, Dilma e Globo? A resposta é não. Vamos aos fatos.

De cara, já desconfiamos da mensagem. O motivo é simples. A mensagem é vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis.

Para “piorar”, o site linkado é uma página famosa por “vomitar” histórias falsas na internet. Uma delas é a que fala do monitoramento do STF ao WhatsApp. Ao ler o artigo na página, descobrimos que não há nada de ameaça de morte de Sarney para Bolsonaro, reunião com Dilma, Temer e Globo (até parece que os três sentariam na mesma mesa) e nem qualquer outra acusação que está na mensagem.

A única coisa que tem na página é a cópia de artigo publicado em setembro no site da Revista Crusoé que aponta que Sarney havia dito que Bolsonaro não ficaria seis meses no poder porque sofreria um processo de impeachment. Não vamos analisar a “qualidade do comentário”, mas o fato é que Sarney não falou nada em morte, Tancredo etc.

Só para ter certeza de que Sarney não havia falado nada a respeito (se aquela frase de impeachment virou notícia, imagine se uma sobre ameaça de morte não viraria) resolvemos procurar mais detalhes. E descobrimos que “parece que o jogo virou”.

O MDB do Maranhão, liderado por Roseana Sarney, resolveu declarar apoio a Bolsonaro (vale dizer que o apoio não é reciproco, por enquanto). Já José Sarney mudou o discurso. Em entrevista para a Folha, ele disse que “seja qual for o resultado”, a “democracia é irreversível e as perturbações serão superadas”. Vale dizer que em nenhum dos dois links há quaisquer ameaças de morte ou declarações como as apresentadas na mensagem.

Resumindo: a história que aponta que o ex-presidente José Sarney disse que Jair Bolsonaro não assumirá o poder e que o ameaçou de morte é falsa. Surgiu “do nada”, linka um site de fake news e não é balizada por nenhuma fonte confiável. Balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.