Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Homem que aparece em vídeo “1000% com o Hamas” não é Rui Costa, ministro da Casa Civil de Lula

Homem que aparece em vídeo “1000% com o Hamas” não é Rui Costa, ministro da Casa Civil de Lula

Rui Costa, ministro de Lula, disse que está 1000% com o Hamas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, Rui Costa, ministro da Casa Civil do governo Lula, afirma que está 1000% com o Hamas

  Análise

No dia 7 de outubro de 2023, o grupo terrorista Hamas iniciou uma série de ataques próximo à Faixa de Gaza e ao sul de Israel, resultando na morte de centenas de pessoas, incluindo brasileiros. Como retaliação, Israel decidiu atacar a Faixa de Gaza, onde milhares de civis palestinos vivem, deixando centenas de mortos e feridos e uma região inteira sem acesso à água e à energia.

Em meio ao caos vivido pelas populações dos dois países, diversas publicações de apoio começaram a circular nas redes sociais. Mas uma acabou viralizando. De acordo com um vídeo que está sendo compartilhado, Rui Costa, ministro da Casa Civil do governo Lula, teria afirmado que está 1000% com o grupo terrorista Hamas e teria criticado Israel. ““Rui costa ministro de Lula. ESTAMOS 1000% COM O HAMAS!”, diz a mensagem. Confira o vídeo e a transcrição:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

“A nossa posição, a posição do PCO é 1000% com o Hamas. 1000. Não é 100, não é 200, não é 300. é 1000%! Nós aqui não vamos aceitar nenhum tipo de hipocrisia política, cujo único resultado vai ser um novo massacre e a continuidade do esmagamento permanente da população palestina. Nada.

Não adianta vir com a história de que como, como disse o Alto Comissário das Nações Unidas, um palhaço que deixa as pessoas serem mortas em tudo quanto é lugar. Mas quando os palestinos se, quando os escravos se levantam contra os escravagistas, ele vai lá falar que tomar reféns é um crime de guerra. O único problema aqui é que não há uma guerra. O que há aqui é um genocídio permanente. Então, não vale esse tipo de afirmação. Não vamos aceitar nada disso. Não vamos aceitar a pecha de terrorismo e não vamos aceitar de ninguém”.

@reinaldopinheirolima♬ som original – Reinaldo Pinheiro135

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e deixou muita gente indignada com a situação. Porém, um pequeno detalhe colocou toda essa história em xeque: o homem que aparece no vídeo.

E em três perguntas vamos te responder o porquê você não deve acreditar nessa história: 1) A pessoa do vídeo é Rui Costa, ministro do governo Lula? 2) Quem é a pessoa do vídeo que fala que está 1000% com o Hamas? 3) O ministro Rui Costa apoia o Hamas?

Checagem

A pessoa do vídeo é Rui Costa, ministro do governo Lula?

Não. Basta procurar em sites de buscas pelo nome do ministro da Casa Civil de Lula, Rui Costa dos Santos, e você vai perceber que não se trata da mesma pessoa que aparece no vídeo. Se isso não bastasse, o homem que aparece nas imagens é uma figura pública e não tem nada a ver com o ministro da Casa Civil Rui Costa.

Quem é a pessoa do vídeo que fala que está 1000% com o Hamas?

O homem que aparece no vídeo é Rui Costa Pimenta, presidente do Partido da Causa Operária (PCO). Ao longo dos anos, Rui Costa Pimenta somou declarações polêmicas. Ele já chegou a afirmar que o ex-presidente Bolsonaro sofre perseguição política e jurídica. Além disso, Rui Costa Pimenta também chegou a afirmar que o STF estaria julgando os extremistas do 8 de janeiro com muita rigidez.

No dia 7 de outubro de 2023, Rui Costa Pimenta participou do programa Análise Política da Semana e falou sobre os conflitos entre israelenses e palestinos. A partir do momento 38:40, Rui Costa Pimenta afirma que o PCO está 1000% com o Hamas. Ele não só apoia o grupo fundamentalista como também defende o fim do estado de Israel.

O ministro Rui Costa apoia o Hamas?

Não existem indícios de que o ministro da Casa Civil Rui Costa apoie o Hamas. Em suas redes sociais, não há nenhuma publicação de apoio ou incentivo ao grupo terrorista. Em sua página oficial no X (antigo Twitter), ele apenas comemorou o retorno seguro de brasileiros que foram retirados de Israel.

Conclusão

Fake news ❌

O ministro da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa, não demonstrou apoio ao grupo terrorista Hamas. Na realidade, o homem que aparece no vídeo afirmando estar 1000% com o Hamas é Rui Costa Pimenta, o presidente do Partido da Causa Operária (PCO). Ele coleciona declarações polêmicas e é abertamente apoiador do Hamas. Ele também defende o fim do estado de Israel e pede pela proteção do povo palestino.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)