Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rui Costa demitiu Dra. Raíssa Soares por causa de vídeo sobre cloroquina #boato

Rui Costa demitiu Dra. Raíssa Soares por causa de vídeo sobre cloroquina #boato

Rui Costa demitiu Dra. Raíssa Soares por causa de vídeo sobre cloroquina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Médica Raíssa Soares foi demitida pelo governador Rui Costa, em Porto Seguro (BA), após gravar vídeo sobre cloroquina.

No meio da pandemia da Covid-19, o assunto cloroquina e hidroxicloroquina ainda não perdeu o seu espaço. Nos últimos dias, o vídeo de uma médica de Porto Seguro (BA) tem feito sucesso nas redes sociais.

De acordo com as imagens, a médica Raíssa Soares pediu ao presidente Jair Bolsonaro para enviar hidroxicloroquina para o município. Segundo ela, o medicamento teria “sumido das prateleiras das farmácias”. A médica ainda afirmou que os protocolos precoces com a substância estariam “salvando vidas” no município.

Acontece que, depois da publicação, a médica Raíssa Soares foi exonerada do cargo, em Porto Seguro (BA). E de acordo com histórias que estão circulando nas redes sociais, o motivo da demissão teria sido, justamente, o pedido feito no vídeo. Segundo publicações, o governador da Bahia Rui Costa teria demitido a médica por pedir mais hidroxicloroquina para o estado. Confira:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “O Governador petista, Rui Costa, manda demitir Dra Raissa Soares depois da chamada em vídeo com Bolsonaro. – E há quem acredite ainda que não há boicote ao governo e ao medicamento. Presenciamos hoje o patrocínio de governadores no maior genocídio visto no país”. Versão 2: “No dia 30/06, a Dra Raissa Soares, médica que prestava atendimento no hospital Eduardo Magalhães em Porto Seguro, gravou um vídeo explicando a situação caótica da saúde no município e fazendo um apelo para que o presidente Bolsonaro os ajudasse. O Presidente Bolsonaro falou ao telefone com Dra Raissa e atendeu ao seu pedido enviando medicação para o município, entretanto, isso não agradou a direção do hospital e o governador do estado da Bahia, Rui Costa. Infelizmente, hoje recebemos a notícia que a dra Raissa foi demitida por buscar socorro (medicação hidroxicloroquina) para os seus pacientes. Olha, estou muito chateada com essa situação, porque ela se assemelha muito com o que o governo chinês fez com os médicos que alertaram a população no início da pandemia do novo coronavírus na china. Eles prenderam os médicos que denunciavam o perigo do vírus. Agora vemos esse tipo de coisa acontecer aqui no Brasil, com perseguições, prisões e demissões. Cadê o Ministério Público?”.

Rui Costa demitiu Dra. Raíssa Soares por causa de vídeo sobre cloroquina?

A informação repercutiu de forma negativa nas redes sociais e gerou muitos comentários. Mas será que essa história de que Rui Costa demitiu a médica Raíssa Soares em represália pelo vídeo sobre cloroquina é real? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Vale ressaltar que a relação entre a demissão da médica e o ato ter sido ordenado pelo governador Rui Costa surgiu do nada. É fato que ela saiu do hospital público de Porto Seguro (BA). Porém, a médica Raíssa Soares não foi demitida. A médica continua trabalhando na Prefeitura de Porto Seguro, apesar disso, não está mais na linha de frente do atendimento da Covid-19.

A própria Raíssa Soares fez questão de explicar toda a situação, em uma live, no Instagram, no dia 2 de julho de 2020. De acordo com a médica, ela não estava conseguindo cumprir a rotina de trabalho no hospital. Segundo Raíssa, ela mesmo já havia pedido ao hospital para diminuir sua carga horária. A médica disse que conseguiu repassar suas horas de trabalho para outro profissional. Com isso, ela foi liberada da instituição. Apesar disso, Raíssa Soares continua trabalhando para o município de Porto Seguro (BA), mas em outro hospital. A Prefeitura de Porto Seguro fez questão de destacar o fato. Leia o que foi escrito e assista ao vídeo, gravado pela própria médica:

Enfrentamento à Covid-19. A médica Dra. Raissa Soares, que vestiu a camisa e tem lutado incansavelmente contra o coronavírus em Porto Seguro, afirma que continua atendendo na UPA Covid – Frei Calixto e esclarece sobre desligamento do Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães. Veja o vídeo! Divulgue noticia boa! Combata fake news!

Além disso, a Agência Lupa também já desmentiu a informação. De acordo com a agência, o hospital no qual a médica Raíssa Soares trabalhava afirmou que procurou a médica para propor um aumento na jornada de trabalho, uma vez que ela trabalhava em jornada reduzida, porém, a médica não aceitou. A proposta teria sido feita após o encerramento do contrato entre os dois.

O site Sul Bahia News também ressaltou que o hospital afirma que a decisão de não renovar o contrato partiu da própria médica. Segundo a instituição, Raíssa Soares alegou uma alta demanda de trabalho na UPA municipal da qual é diretora.

Por fim, é importante destacar que a história não faz o menor sentido, uma vez que a médica é servidora temporária da Prefeitura de Porto Seguro (BA), como mostra o Portal da Transparência. Esse fato tiraria o poder de Rui Custa de demitir Raíssa.

Em resumo: a história que diz que Rui Costa demitiu a médica Raíssa Soares após o vídeo sobre a cloroquina é falsa! Raíssa não foi demitida, mas sim optou por não renovar seu contrato com a instituição. Além disso, Raíssa é servidora temporária da Prefeitura de Porto Seguro (BA), o que impede sua demissão. Tanto hospital quanto prefeitura e médica desmentiram toda a história. Ou seja, a publicação é apenas boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2M3r9Bt