Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Roseau, St. John’s, ST. George’s, Basseterre e Kingstown são países com embaixadas do Brasil #boato

Roseau, St. John’s, ST. George’s, Basseterre e Kingstown são países com embaixadas do Brasil #boato

Roseau, St. John's, ST. George's, Basseterre e Kingstown são países com embaixadas do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula abriu 67 embaixadas durante seu mandato, inclusive em países desconhecidos como Roseau, St. John’s, ST. George’s, Basseterre e Kingstown para viabilizar propinas.

Mesmo após mais de um ano preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo assunto do lado de fora.

Nos últimos dias, uma história que anda circulando nas redes sociais indica que as ações criminosas de Lula teriam ido muito além do caso triplex, na Operação Lava Jato. E mais: o  ex-presidente teria utilizado embaixadas para cometer o crime.

De acordo com as publicações, Lula teria aberto 67 embaixadas ao longo de seu mandato. Entre elas, estariam representações nos países Roseau, St. John’s, ST. George’s, Basseterre e Kingstown. Ainda segundo a história, o motivo para a abertura de embaixadas nesses países seria viabilizar propinas para o PT. Porém, as publicações também indicam que o ministro das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, estaria fechando todas elas. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

“Você já ouviu falar nesses países? ROSEAU… ST JOHN’S… ST GEORGE’S… BASSETERRE… KINGSTOWN … São países que a maioria dos brasileiros nunca ouviu falar, países em que Lula abriu embaixadas. Tudo pra viabilizar propinas e boquinhas pros cumpanheiros delirantes do PT. Lula abriu 67 embaixadas no seu mandato quase todas inúteis. O embaixador Ernesto Araújo está fechando uma por uma. É muita falcatrua, em todos os setores e níveis se descobre um golpe aplicado pelo PT para roubar nosso povo. Tem que encarcerar toda essa gente”.

Roseau, St. John’s, ST. George’s, Basseterre e Kingstown são países com embaixadas do Brasil?

A história viralizou rapidamente nas redes sociais e causou bastante indignação em muita gente. Porém, muita gente não percebeu um detalhe bastante importante nessa história e que desmascara toda a farsa. Quer saber os detalhes? Então, continua lendo!

Vamos aos fatos! Para começo de história, é importante esclarecer que algumas das informações apresentadas no texto, de fato, são verdadeiras. A primeira é que Lula realmente abriu 67 embaixadas ao longo de seu mandato. Já a segunda é que, desde o início de 2019, o Palácio do Itamaraty (atualmente sob comando do ministro e embaixador Ernesto Araújo) extinguiu mais de 200 cargos em embaixadas brasileiras.

Entretanto, há um detalhe bastante curioso nessa história! É improvável que alguém conheça algum dos países citados nas publicações. O motivo? Os supostos países, na realidade, são cidades.

Roseau é a capital da Dominica (um Estado soberano localizado no Caribe). St. John’s é a capital da província canadense de Terra Nova e Labrador e fica localizada na parte mais oriental da América do Norte. Saint George’s é a maior cidade da ilha de Granada, situada no Caribe. Já Basseterre é a capital de São Cristóvão e Nevis, enquanto Kingstown é a capital de São Vicente e Granadinas (ambas também localizadas no Caribe).

Vale ressaltar também que é leviano afirmar que embaixadas são estabelecidas apenas para “falcatruas”. Uma matéria de junho de 2019, por exemplo, mostra que o comércio bilateral entre o Brasil e os países onde estão localizadas as cidades mencionadas nas publicações (que, de fato, são pequenos países da América Central) rendeu bons resultados para ambos os lados. Além disso, não existem denúncias de fraude nos locais citados.

Em resumo: a história que diz que Lula abriu diversas embaixadas na América para “viabilizar propinas” é falsa. De fato, o Itamaraty realizou uma redução de cargos e embaixadas em diversos países. Entretanto, para por aí. Além da história apresentar informações duvidosas e questionáveis, ninguém vai conhecer os países citados no texto, justamente por não se tratarem de países, mas sim de cidades. Ou seja, apenas balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.