Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Roseana Sarney cai em rio após ponte desabar em São Luís (MA) #boato

Roseana Sarney cai em rio após ponte desabar em São Luís (MA) #boato

Boato – Roseana Sarney (MDB) fez campanha na periferia de São Luís e caiu na água, com toda sua comitiva, após ponte desabar. Vídeo mostra momento. 

Conforme o mês de outubro se aproxima, as campanhas eleitorais, não só no caso dos presidenciáveis, se intensificam. Apesar de o foco estar nos nomes daqueles que pleiteiam ocupar o Palácio do Planalto a partir de 2019, não podemos esquecer que este ano também elegeremos governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

É muita gente para pensar e avaliar, não? Agora imaginem a dificuldade que é para que todos nós, eleitores, saibamos no que acreditar e no que não sobre cada candidato para esses cargos… Bom, a história de hoje envolve justamente uma candidata ao governo estadual. Segundo um vídeo que está colecionando milhares de visualizações no Facebook e no Youtube, Roseana Sarney, candidata a governadora do Maranhão pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), despencou, e não foi nas pesquisas de intenção de voto.

De acordo com o que estão dizendo, o vídeo mostra Roseana Sarney caindo em um rio depois que a ponte onde ela e sua comitiva estavam desaba. As mensagens que acompanham as imagens são bastante autoexplicativas: “Caiu! Roseana Sarney pedindo votos na periferia… kkkkkkk”. Ou ainda: “Esse é o Brasil que eu quero Roseana e comitiva pedindo voto na periferia de São Luis…”. Confira o vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Roseana Sarney caiu em um rio após desabar de ponte em São Luís?

Tem muita gente rindo dessa história, enquanto muitas outras estão condenando quem ri (afinal a queda é bem feia). O fato é que o vídeo está fazendo um tremendo sucesso, especialmente no Facebook, onde já alcançou mais de 215 mil visualizações. Mas e aí? Será que é verdade que Roseana Sarney caiu em um rio após uma ponte desabar? Não é, agora vamos explicar os detalhes.

Para começar, somos obrigados a destacar mais uma vez as características típicas de boatos das mensagens que acompanham o vídeo. Muito vagas, bastante politizadas e até mesmo irônicas. Sem mencionar a falta de menções a fontes confiáveis. É só “se eu falei, está falado”.

Quando procuramos por notícias sobre a queda de Roseana, também não encontramos nenhuma menção sobre o acidente na imprensa (fora os desmentidos, claro). Fosse realmente algo que tivesse acontecido com a candidata, a imprensa falaria muito sobre isso. Ausência de informações nos meios de comunicação também indica o quê mesmo? Sim, boato.

E, para fechar, quando fomos procurar sobre a origem do vídeo, conseguimos matar de vez a charada. As imagens não mostram Roseana Sarney e sua comitiva caindo de uma ponte na periferia de São Luís, porque na verdade isso aconteceu com uma prefeita e representantes da Câmara de Zamboanga, uma cidade nas Filipinas.

O grupo foi inspecionar um reassentamento local e quando passavam pela ponte, feita de madeira e palafitas, ela desmoronou fazendo com que todos caíssem na água do Rio Hondo. O incidente (que não deixou feridos. Apenas molhados) nem é tão recente assim, ocorreu em abril.

Por aqui, antes mesmo de inventarem que a cena mostrava Roseana Sarney e sua comitiva caindo no rio, o mesmo vídeo foi compartilhado dizendo que o desmoronamento da ponte tinha acontecido em Macapá. Ou seja, é um boato recorrente.

Ou seja, não resta a menor dúvida de que esta história de um vídeo que mostra a candidata ao governo do Maranhão, Roseana Sarney, caindo na água depois de uma ponte desabar é boato. A informação é falsa, pois o acidente mostrado nas imagens aconteceu nas Filipinas. Fiquem de olho, afinal se as notícias falsas não perdoam nem candidatos à presidência, quem dirá os candidatos ao governo dos estados.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164