Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, acatou projeto do voto impresso e colocou para votação #boato

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, acatou projeto do voto impresso e colocou para votação #boato

Atacadão dá vale-presente de 50º aniversário para quem compartilhar no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, acatou o projeto de voto impresso e abriu votação pública no site do Senado. Divulgue porque está acabando! 

Mesmo sem provas, o presidente Jair Bolsonaro já questionou a credibilidade das urnas eletrônicas em diversas ocasiões e até afirmou que “sem voto impresso, não tem eleição em 2022”. As declarações do presidente e a desinformação sobre o assunto, aumentam a desconfiança no sistema eleitoral e fazem pipocar uma porrada de boatos por aí.

Em um deles, a informação aponta que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, acatou o voto impresso e colocou o projeto em votação. O texto, que possui versões pró e contra, afirma que Rodrigo Pacheco acatou o projeto do “voto auditável” e que abriu consulta pública, mas não está sendo divulgada. Leia o que dizem algumas versões:

Versão 1: O Pres do Senado Rodrigo Pacheco acatou o projeto do”Voto Auditável”e foi colocado no Site do Senado p Consulta Pública,porém n tá sendo Divulgado e a Esquerda tá votando p parecer q o Povo Brasileiro n quer isso p continuar a Manipulação dos Resultados das Eleições. Segue Precisamos *Urgentemente* mostrar a nossa vontade votando *”SIM”*. Estamos perdendo… muito suspeita esta enquete…

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 2: URGENTE O Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, acatou o projeto do “Voto Impresso” e o colocou no site do Senado para Consulta Pública, porém não está sendo divulgado e os bolsonaristas estão votando “sim” em massa para parecer que o povo brasileiro quer isso e fazer com que haja manipulação dos resultados na próxima eleição. Precisamos urgentemente mostrar a nossa vontade votando “NÃO”, para desmascarar mais essa farsa. Clique no link abaixo e siga as instruções. Caso necessário, cadastre-se. https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=132598 Obs: O voto impresso está ganhando… VAMOS VIRAR O JOGO, PESSOAL!!! DIVULGUEM AO MÁXIMO, SE NÃO QUISEREM PERMITIR A MANIPULAÇÃO DO VOTO NAS ELEIÇÕES (QUAISQUER QUE SEJAM ELAS)!!

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, acatou projeto do voto impresso e colocou para votação?

Não precisa muito para saber que o texto viralizou no Facebook e WhatsApp, afinal de contas, a urna eletrônica mal completou 25 anos no Brasil e já está na berlinda. Mas, para os desavisados, vai um recado: o projeto não foi aceito (ou acatado) no Senado.

Na verdade, confundiram algumas informações. Ao contrário do que aponta o texto, a proposta não foi “aceita no Senado” ou pelo Rodrigo Pacheco. O primeiro ponto é que sim, há uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre a volta do voto impresso e uma sugestão legislativa que está em fase inicial de análise. Ou seja, não foi aceita ou tampouco votada no Senado.

O Senado Verifica, serviço de checagem do Senado, desmentiu a informação e explicou o processo de tramitação da sugestão legislativa. De acordo com o site, algumas informações nas postagens que circulam nas redes sociais são imprecisas.

Pois bem, no Senado, há uma consulta pública sobre a Sugestão 9/2018, que propõe a adoção do voto impresso em 100% das urnas eleitorais. Como se trata de uma sugestão legislativa, a proposta ainda precisa ser votada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Caso a sugestão seja aceita, a proposta terá andamento como Projeto de Lei (PL) e seguirá os procedimentos previstos no processo legislativo. Após votação no Senado, o projeto ainda terá que ser analisado pela Câmara dos Deputados e, se aprovado, poderá ser encaminhado à sanção presidencial.

Há ainda versões que afirmam que a consulta pública (aberta no site do Senado) está chegando ao fim, mas não é bem assim. A consulta legislativa fica disponível desde a apresentação da proposta até o final da tramitação.

Dito isso, saiba que, embora a consulta fique disponível durante todo o processo, o resultado não significa que a proposta será aceita ou apreciada. A consulta pública serve apenas como subsídio para o processo de tomada de decisão.

A título de curiosidade, o voto impresso também é assunto na Câmara dos Deputados, onde foi criada uma comissão especial para analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 135/2019, que torna obrigatória a impressão em papel de um comprovante do voto dado na urna eletrônica. Se essa PEC for aprovada, ainda terá que passar pelo Senado.

Por fim, mas não menos importante, essa não é a primeira vez que uma proposta ou sugestão legislativa se envolve no mundo das fake news. Por aqui, no Boatos.org, já circularam histórias envolvendo a redução de salário de políticos e a venda do Aquífero Guarani.

Resumindo: Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, não acatou o projeto do voto impresso e tampouco colocou para votação. A história, que gerou polêmica por aí, na verdade é um mix entre alarmismo e muita desinformação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso