Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rodrigo Maia se lança como candidato à Presidência da República em 2022 #boato

Rodrigo Maia se lança como candidato à Presidência da República em 2022 #boato

Rodrigo Maia se lança como candidato à Presidência da República em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia acabou de anunciar que será candidato à Presidência da República em 2022. Ele garante que estará no 2º turno.

Faltando menos de uma semana para a manifestação marcada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, o clima de tensão entre o Executivo e Legislativo continua alto. Para colocar “mais lenha na fogueira”, um vídeo começou a circular na internet na primeira semana de março de 2020.

No vídeo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, anuncia que será candidato à Presidência da República em 2022. Maia teria, ainda falado, que estaria no segundo turno do pleito. “RODRIGO MAIA SE LANÇA PRÉ-CANDIDATO À PRESIDÊNCIA: “ESTAREI NO 2º TURNO”, diz o título do vídeo. Leia algumas das mensagens que circularam online com o vídeo:

Versão 1: ELE PODIA ERA ASSUMIR TUDO QUE PRECISA SER VOTADO PRO PAÍS ANDAR , E ESTÁ PARADO NA GAVETA DELE. O CARA NÃO FAZ NEM O QUE ESTÁ SENDO PAGO PRA FAZER AGORA COMO DEPUTADO , E JA ESTÁ DE OLHO LÁ NA FRENTE . SÓ FALTA !!!! Versão 2: Gente, Rodrigo Maia acaba de anunciar que será candidato a presidência da República em 2022!

Rodrigo Maia se lança como candidato à Presidência da República em 2022?

O que não faltaram foram pessoas compartilhando o vídeo e bradando indignado contra o presidente da Câmara. Mas será mesmo que Rodrigo Maia anunciou a sua candidatura para o Planalto em 2022? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Quando nos deparamos com a informação, ficamos com uma certa estranheza. Isso porque ainda estamos no começo de 2020 e com uma eleição municipal marcada para este ano. É um pouco estranho políticos já se lançarem como “pré-candidatos” para 2022. Até lá, “muita água vai rolar por baixo da ponte”.

A prova de que estávamos certos em ficar estranhados está no fato de que, ao buscar sobre a tal informação de que Rodrigo Maia iria se lançar como candidato em 2022, nada encontramos em fontes confiáveis. Foi aí que bastou apenas um olhar mais apurado para chegarmos ao veredicto.

O vídeo que está circulando online foi publicado no canal do YouTube do UOL em 8 de março de 2018. Como você já deve estar suspeitando, o vídeo era um “pré-lançamento” de candidatura para a Presidência da República daquele ano (e não de 2020). Assista ao vídeo:

Vale dizer que, como a candidatura não decolou, Rodrigo Maia desistiu de concorrer à Presidência da República em julho de 2018. A partir daí, o partido dele (DEM) protocolou o apoio à candidatura de Geraldo Alckmin.

Resumindo: a história que aponta que Rodrigo Maia se lançou como candidato à Presidência da República no pleito de 2022 é falsa. Não passa de mais uma boato que circula na internet só para “esquentar” a manifestação do dia 15 de março.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/38EOwt0