Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rodrigo Maia posa para foto abraçado com presidente da China Xi Jinping #boato

Rodrigo Maia posa para foto abraçado com presidente da China Xi Jinping #boato

Rodrigo Maia posa para foto abraçado com presidente da China Xi Jinping, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em foto, Rodrigo Maia é flagrado encostando a cabeça no ombro do presidente da China Xi Jingping, que o abraça e sorri. 

Desde que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) desembarcou em terras tupiniquins, as teorias da conspiração começaram a ganhar força pelo país.

No início, as histórias versavam entre um possível golpe da China para comandar a economia mundial, que o vírus teria sido criado em laboratório e até que a China teria comprado a imprensa brasileira. Mas, hoje, as histórias se tornam mais preocupantes ainda, pois falam sobre manipulação nos dados de mortos pela Covid-19 (o que tem levado a ataques contra equipes de profissionais de saúde) e sobre um possível golpe do Congresso contra o presidente Jair Bolsonaro.

E é justamente esse último ponto que toca a nossa fake news de hoje. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, o presidente da Câmara Rodrigo Maia teria sido flagrado com o presidente da China Xi Jinping. Segundo a imagem que acompanha a postagem, Maia supostamente aparece com a cabeça encostada no ombro de Xi, que abraça sua cabeça. “Dê um título à foto,por favor! …porque,eu NÃO CONSIGO”, diz um dos comentários.

Rodrigo Maia posa para foto abraçado com presidente da China Xi Jinping?

A imagem fez sucesso nas redes sociais e logo virou motivo para bastante discussão nas redes sociais, especialmente para aqueles que acreditam em uma trama secreta do Congresso em relação à Covid-19. Mas será que essa história de que Rodrigo Maia teria aparecido em uma foto com o presidente da China Xi Jinping é real? Não é!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos aos detalhes! Logo de cara, ficamos bastante desconfiados da publicação, pois ela apresenta diversas características de boatos online, como o caráter vago (não diz quando e nem onde a foto teria sido feita), alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, as histórias falsas sobre Maia e, principalmente, sobre a China tem rodado o Brasil. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que Maia, Toffoli e os governadores teria criado a quarentena para prejudicar o presidente Bolsonaro. Também a que indicava que Rodrigo Maia teria dito, no Twitter, desviar dinheiro do Fundão é prejudicial para a democracia e, por fim, a que apontava que a China teria comprado 30% de empresas do ocidente na operação Xeque-Mate.

Vale ressaltar que um abraço entre Maia e o presidente da China, em tempos normais, não teria o menor problema. Tratando-se da pandemia, um abraço seria totalmente não recomendado, pois vai contra as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação do novo coronavírus. Além disso, um abraço por parte de Xi Jinping seria um tanto quanto estranho, uma vez que o presidente chinês não possui intimidade com governantes brasileiros e veio poucas vezes ao Brasil.

Normalmente, Xi Jinping comparece aos encontros do BRICS e visitas oficiais e, nessas situações, o presidente da China mantém contato apenas com outros presidentes, como no caso do presidente do Brasil Jair Bolsonaro. Logo, seria, no mínimo, muito estranho que Xi Jinping se reunisse com o presidente da Câmara Rodrigo Maia e esboçasse tanta afetividade.

Ao buscar por encontros entre Rodrigo Maia e o presidente da China, não encontramos nenhuma informação. Depois, bastou apenas buscar pela origem da foto para chegarmos à verdade.

A foto original, na verdade, mostra um abraço entre o ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e Rodrigo Maia. O registro aconteceu em setembro de 2017, logo após o deputado (então, presidente interino do Brasil) assinar o acordo de recuperação fiscal do Rio de Janeiro com a União. Ou seja, a foto não passou de uma montagem.

Em resumo: a história que diz que o presidente da Câmara Rodrigo Maia foi flagrado abraçando o presidente da China Xi Jinping é falsa! A imagem, na realidade, trata-se de uma montagem. Na foto original, é possível ver que Maia aparece abraçado com o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão. Na oportunidade, Maia assinou o acordo de recuperação fiscal do Rio com a União. Ou seja, pura balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2yOF9Hf