Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rodrigo Constantino acaba de ser bloqueado no Facebook e solta lista de comunistas #boato

Rodrigo Constantino acaba de ser bloqueado no Facebook e solta lista de comunistas #boato

Boato – O economista Rodrigo Constantino acabou de ser bloqueado no Facebook por uma semana. Agora, ele soltou um lista de “comunistas” para serem boicotados.

As eleições presidenciais do Brasil mexeram com as emoções de muitos eleitores neste ano. Foram brigas familiares, com os amigos, namorados e sobrou até para os artistas, que perderam alguns fãs (Roger Waters que o diga!).

E se a situação já não andava das melhores, parece que o economista liberal Rodrigo Constantino colocou ainda mais lenha na fogueira. Isso porque, segundo uma publicação, ele acabou de ser bloqueado no Facebook e publicou os nomes de artistas que estão fomentando o “golpe comunista no Brasil”. Confira:

*Lista de Comunistas*. O economista liberal, Rodrigo Constantino acaba de ser bloqueado 7 dias no FACEBOOK, porque publicou uma lista de Petistas que apoiam o 9 dedos e fomentam um verdadeiro golpe comunista no país. Já que ele não pode falar por 7 dias , segue aqui a lista.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Alcione, André Singer, Barbara Gancia, Beth Carvalho, Camila Pitanga, Carlinhos Brown, Chico Buarque, Chico César, Chico Pinheiro, Cristiana Lôbo, Delfim Netto, Dinho Ouro Preto, Emir Sader, Fábio Konder Comparato, Felipe Santa Cruz, Fernanda Torres, Fernando Morais, Frei Betto, Gilberto Gil, Gregorio Duvivier, Guilherme Boulos, Jô Soares, José de Abreu, Juca Kfouri, Kennedy Alencar, Laerte Coutinho, Leandro Karnal, Leonardo Attuch, Leonardo Boff, Leonardo Sakamoto, Letícia Sabatella, Luís Carlos Bresser-Pereira, Luis Fernando Verissimo, Luis Nassif, Luiz Carlos Barreto, Luiz Gonzaga Belluzzo, Luiza Trajano (Magazine Luiza), Marcelo Adnet, Marcio França, Maria Rita Kehl, Marieta Severo, Marilena Chaui, Mário Sérgio Cortella, Mino Carta, Miriam Leitão, Osmar Prado, Pablo Villaça, Paulo Betti, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira Batista Jr., Pedro Bial, Preta Gil, Reinaldo Azevedo, Renato Janine Ribeiro, Serginho Groisman, Tico Santa Cruz, Tonico Pereira, Viviane Mosé, Vladimir Safatle, Xico Sá, Wagner Moura.

Não comprem mais nada deles. Não assistam seus programas, não leiam suas colunas. Não comprem seus livros, não vão às suas peças de teatro, não comprem seus CDs. Eles precisam saber que não será impune atentar contra a Democracia. Viver as custas do Capitalismo e difundir Comunismo/Socialismo, é no mínimo falta de carater. *NÃO ESQUEÇA DE COMPARTILHAR!!!*

Rodrigo Constantino acabou de ser bloqueado no Facebook e soltou lista de comunistas?

A publicação deu o que falar, ainda mais pela situação polarizada na qual vive o país. Muita gente ficou revoltada e começou a pensar seriamente em boicotar todas as personalidades citadas na lista. Porém, será que Rodrigo Constantino realmente criou essa lista e foi bloqueado por 7 dias pelo Facebook agora em 2018? A resposta é complexa, vamos dizer que essa história apresenta elementos reais e falsos. Se você quiser saber mais detalhes, então, continua lendo.

Vamos ao que é real na história. Uma lista com o nome de personalidades que, abertamente, já defenderam o Partido dos Trabalhadores (PT), de fato, foi publicada por Rodrigo Constantino em 2016. Entretanto, a lista que anda circulando nas redes sociais não é a mesma feita pelo o economista. Na lista de Rodrigo Constantino, por exemplo, temos nomes como Laura Carvalho, Mario Sergio Conti, Miguel Nicolelis e Paulo Moreira Leite que não aparecem na lista das redes sociais. Em contrapartida, a lista do Facebook apresenta nomes como Tonico Pereira, Reinaldo Azevedo, Miriam Leitão, Márcio França e Leandro Karnal, que não fazem parte da lista original. Ou seja, “a lista de Constantino” tem divergências com a lista que viralizou.

Para além disso, Rodrigo Constantino nunca falou em uma lista de personalidades que estão fomentando o golpe comunista no Brasil. Ele sequer citou a palavra comunismo. O economista falou apenas em “cúmplices do PT”. Ou seja, a publicação das redes sociais é, no mínimo, um exagero.

Já em relação ao bloqueio de Rodrigo Constantino no Facebook, essa situação realmente aconteceu, mas em 2016 (justamente na época da lista) e não agora. O economista, inclusive, escreveu um texto sobre o ocorrido na época. E se alguém ainda duvida do bloqueio, basta acessar a página oficial de Constantino no Facebook e constatar que o economista não está bloqueado. Mais do que isso, continua publicando suas ideias por lá.

Em resumo: a história que diz que Rodrigo Constantino acabou de ser bloqueado no Facebook é falsa. O fato ocorreu em 2016 e não agora. Sobre a lista que está circulando, ela tem, de fato, muitos nomes da lista publicada pelo economista em 2016, mas teve a adição e subtração de nomes, além de ter o “título trocado”. História real, mas bem distorcida. E aí é boato. Em tempo: não vamos entrar no mérito de quem é “comunista” ou não na lista. Deixamos isso para o critério de vocês.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.