Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Revista inglesa elege Lula como presidente mais corrupto do mundo #boato

Revista inglesa elege Lula como presidente mais corrupto do mundo #boato

Boato – O brasileiro Lula foi escolhido como presidente mais corrupto do mundo pela revista inglesa The Economist.

Há poucos dias, o Buzzfeed fez uma matéria muito interessante. De acordo com o site, o Google estava promovendo uma matéria que apontava Jair Bolsonaro como o político mais honesto do mundo. Detalhe: a notícia, falsa, já havia sido desmentida pelo Boatos.org e outros sites de fact-checking.

Pelo o que tudo aponta, a “turma da boataria” quer emplacar outro ranking de políticos no topo do Google. Circula na internet, a informação de que a revista inglesa The Economist teria escolhido Lula como o presidente mais corrupto da história do mundo.

O texto, publicado em um blog e promovido no WhatsApp, aponta que a publicação levou em conta os processos, condenações do presidente, enriquecimento e rejeição popular. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Revista inglesa elege Lula como presidente mais corrupto do mundo. A revista inglesa The Economist, fez uma lista dos 10 presidentes e ex-presidentes mais corruptos da história do planeta. Os critérios usados pela revista levam em consideração elementos como processos, condenações, enriquecimento pessoal e familiar e rejeição popular.

Curiosamente, mas não muito surpreendente, o primeiro colocado na lista é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os vários processos e condenações de Lula foram fatores excepcionais para a decisão. “Os riscos de corrupção são particularmente prevalecentes nas economias em desenvolvimento.

Fatores como um fraco estado de direita e captalista e a falta de capacidade institucional enfraquecem os esforços para combater sistemas infestados de corruptos.” Afirmou Bronwen Chester, analista jurídico da revista. Bronwen disse também que países com governos comunistas ou socialistas estão mais propícios à altos índices de corrupção. #Repassando

Veja como ficou a lista após a inserção de um novo líder. 1-Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) 2-Mohamed Suharto (Indonésia) 3-Ferdinand Marcos (Filipinas) 4-Mobutu Sese Seko (Congo) 5-Slobodan Milosevic (Sérvia) 6-Saddam Hussein (Iraque) 7-Sani Abacha (Nigéria) 8-Alberto Fujimori (Peru) 9-Htin Kyaw (Myanmar) 10-Spiro Agnew (Vice Presidente dos EUA).

Revista inglesa elege Lula como o presidente mais corrupto do mundo?

Não é preciso nem dizer que a história de Lula ter sido escolhido como o mais corrupto fez tanto sucesso quanto a história do Bolsonaro honesto. Mas será que desta vez a história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, o texto compartilhado no WhatsApp tem aquelas características básicas dos boatos no aplicativo: erros de português, caráter alarmista e pedido de compartilhamento. De uma coisa, pelo menos, não dá para reclamar do texto. Ele não tem informações vagas. E é justamente por este motivo que conseguimos checar as inúmeras balelas que há no conteúdo.

Para começar, tentamos procurar alguma matéria da Economist que falava do conteúdo ou com o texto “The Economist. The wolf in lambskin. Lula is considered the most corrupt former presidente in the history of the world. The most corrupt in the world! The president who broke a nation”. Obviamente, não encontramos nada.

A “capa da revista” tem, ainda, a data de 20 de agosto de 2017. Sequer existiu edição na data. A do dia 19 de agosto falava sobre Trump. A do dia 26 falava sobre a política no Oriente Médio.

Agora, de onde saiu o ranking dos outros presidentes da lista? Boa parte dela. Saiu de um ranking da Transparência Internacional de 2004. Vale apontar que Lula não está na lista. Sobre Bronwen Chester não achamos nada mais do que perfis no Facebook.

Resumindo: a revista inglesa The Economist não elegeu Lula como o presidente mais corrupto do mundo. A notícia é mais um boato criado em um blog e que viralizou no WhatsApp.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de Giancarlo Nones, Ruam Baptista, Marizete Figueiredo, Email Moura, Rosi Cândido, Gustavo Maranhão, Adaísis Ribeiro, Ricardo Lampert, Rita Preto e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.