Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Record vai derrubar a máscara da Globo hoje à noite #boato

Record vai derrubar a máscara da Globo hoje à noite #boato

Record vai derrubar máscara da Globo em matéria sobre Bolsonaro hoje, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Hoje à noite, a Record vai exibir uma reportagem que vai derrubar a máscara da Globo sobre o caso de Bolsonaro. Assista!

Casos impactantes como os atos de vandalismo do último domingo (8) na Esplanada dos Ministérios servem para fazer com que fake news novas se espalhem online. Também fazem com que mentiras antigas voltem a circular.

Uma das histórias que está circulando em redes sociais aponta que a TV Record iria exibir hoje uma matéria para “derrubar a máscara da Globo” sobre o “caso de Bolsonaro”. O texto aponta que a verdade será revelada e pede para que as pessoas assistam ao conteúdo. Leia:

HOJE A RECORD DERRUBA A MÁSCARA DA GLOBO. VAMOS ASSISTIR!!! A Record já esta com matéria pronta para desmentir o ataque o  #JN, #Globo, #Willian Bonner fizeram contra o Presidente #Bolsonaro

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O Jornal da Record exibirá a reportagem completa, demonstrando a sórdida trama da #podreRedeGlobo para envolver Bolsonaro no assassinato de Marielle. Vamos fazer a Record bater recorde de audiência. #recordbaterecordeaudienciahoje *HORA: 21:45* Se puderem assistir, ótimo, se não puderem, SÓ REPASSEM ESSA MENSAGEM. Canal 21 ou 521 HD da NET

Record vai derrubar a máscara da Globo hoje à noite?

Por muitas contas do WhatsApp, a mensagem se espalhou com todas as forças. Porém, é falsa a informação que aponta que a Record vai exibir hoje uma reportagem sobre a Globo.

Na realidade, houve uma mobilização sobre uma matéria da Record em relação ao assunto, mas isso ocorreu em 2019. Desde então, sempre que há algo impactante, a mesma mensagem circula na web. Tivemos que desmentir essa fake news em 2021. Como o desmentido da época vale para hoje, relembre o que escrevemos:

O texto e o histórico desse tipo de boato do naipe “hoje algo vai ocorrer na TV” já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. O texto é vago (sequer dá detalhes da data), alarmista, com erros de português, pede compartilhamento e não cita nenhuma fonte confiável que corrobore com a história.

Não bastasse isso, não é de agora que este tipo de “chamada” faz sucesso no mundo das fake news. Só para citar alguns exemplos: um texto sobre uma entrevista de Bolsonaro ao Ratinho “hoje”, um texto sobre uma entrevista de Bolsonaro à Record “hoje” e um anúncio sobre um pronunciamento do vice-presidente “hoje”.

Em todos os casos, se trataram de eventos que ocorreram em algum momento e houve ampla divulgação em redes sociais. Porém, o que ocorreu é que os programas em questão passaram e a mensagem continuou sendo compartilhada e chamando para algo que não passará na TV. É justamente o caso da história de hoje.

Na realidade, a mensagem se espalhou no final de outubro de 2019. No dia 29, a Globo divulgou uma matéria sobre o depoimento de um porteiro do prédio de Bolsonaro que apontaria que um dos assassinos de Marielle Franco entrou, no dia do crime, no condomínio do presidente após ser autorizado, via interfone, por alguém da casa de Bolsonaro.

A matéria causou indignação entre pessoas mais próximas ao próprio presidente e, no dia seguinte, Bolsonaro deu uma entrevista à Record se esquivando da acusação de que teria algo a ver com a morte de Marielle (algo que, de fato, nunca foi comprovado pela Justiça e investigações). Foi aí que a campanha massiva em relação ao evento do dia se espalhou.

As matérias passaram, o próprio porteiro do prédio de Bolsonaro mudou o depoimento e, no final, a história ficou com o “dito pelo não dito”, a Globo não “perdeu a máscara” (seja lá o que isso signifique) e quase não se falou mais no assunto (exceto pelo texto que insiste em circular).

Só por desencargo, fomos buscar por alguma matéria dos últimos dias que denotaria uma grande revelação da Record em relação à Globo. Como era de se imaginar, nada encontramos. Ou seja: o texto que tá circulando é, além de enviesado, velho.

É importante citar que não há qualquer indício de que esteja programada para hoje qualquer reportagem da Record que aponte para a tal “revelação da verdade”. Ou seja: era fake e continua assim.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Record vai publicar uma matéria hoje “derrubando a máscara da Globo”. Trata-se de uma mensagem que valeu por um dia (mais ou menos, até porque não teve “máscara derrubada”) e há muito tempo virou fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso