Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Ratinho Jr. e governo do Paraná cancelaram o desfile de 7 de setembro no estado

É falso que Ratinho Jr. e governo do Paraná cancelaram o desfile de 7 de setembro no estado

Ratinho Jr. e governo do Paraná cancelaram desfile de 7 de setembro de 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador do Paraná Ratinho Jr. cancelou o desfile de 7 de setembro no estado do Paraná.

  Introdução

Nos últimos dias, uma mensagem de uma decisão atribuída ao governador Ratinho Jr. está circulando na internet. Junto a um vídeo que mostraria a suposta decisão, está circulando uma mensagem que aponta que ele resolveu cancelar o desfile de 7 de setembro no estado do Paraná.

As mensagens apontavam para críticas ao governo federal e elogios para a decisão, que é vendida como se fosse um protesto contra Lula. Leia alguns dos textos que estão circulando na internet:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Versão 1: Governo o Estado do Paraná ,Cancela o Desfile 🇧🇷 de Sete de Setembro 2023.. Versão 2: Governador Ratinho cancela todo desfile nesse 7 de setembro em todo o Paraná 🙏😁😜..🫵🫵

Versão 3: Governo do Paraná cancela desfile de 7 de setembro em todo o Estado. Olha isso, gente??? Faz o “L” !!! 🫣  🍉🍉🍉🍉🍉🏴🇧🇷🏴😭 “O Fundo do Poço” Que vergonha!!! Versão 4: 🛑Governo do Paraná cancela desfile de 7 de setembro em todo o Estado!!! Saída honrosa para BILTRES sem HONRA!..

A mensagem tem algumas características de fake news como o tom alarmista e os erros de português. O que facilitou a nossa foram citações a fontes confiáveis: ao vídeo que está circulando e ao governador do Paraná.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos verificar as seguintes informações: 1) É verdade que o governador Ratinho Jr. cancelou o desfile de 7 de setembro no Paraná? 2) De onde é o vídeo que fala do cancelamento do 7 de setembro? 3) A decisão da prefeitura de Cascavel tem relação com Ratinho Jr. ou é um protesto contra Lula?

É verdade que o governador Ratinho Jr. cancelou o desfile de 7 de setembro no Paraná?

Não é verdade. Não há qualquer publicação em fontes confiáveis falando sobre o cancelamento. As redes sociais de Ratinho Jr. e o governo do Paraná também não falam sobre cancelamento. Além disso, nesta publicação, que fala sobre o desfile da Independência não há nada sobre cancelamentos. Aliás, o vídeo que circula junto a mensagem não tem relação com o governo do estado do Paraná.

De onde é o vídeo que fala do cancelamento do 7 de setembro?

Na realidade, trata-se de um anúncio do cancelamento do desfile de 7 de setembro na cidade de Cascavel. O anúncio foi feito pelo prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) e, de acordo com o que foi anunciado, tratou-se de uma recomendação da AMP (Associação dos Municípios do Paraná).

A decisão da prefeitura de Cascavel tem relação com Ratinho Jr. ou é um protesto contra Lula?

Oficialmente, a justificativa é corte de gastos. A Prefeitura disse que os gastos seriam de R$ 600 mil a R$ 700 mil. Apesar de o prefeito ser de um partido de oposição a Lula, dizer que é uma “retaliação” não passa de ilação.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Ratinho Jr. anunciou que iria cancelar o desfile de 7 de setembro no Paraná. O governo do estado continua com a programação normal e o vídeo que está circulando é relativo apenas à cidade de Cascavel.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm