Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ratinho vai entrevistar Bolsonaro no dia do debate da Globo, 04/10 #boato

Ratinho vai entrevistar Bolsonaro no dia do debate da Globo, 04/10 #boato

Boato – Ratinho convidou Jair Bolsonaro (PSL) para entrevista em seu programa no dia 04 de outubro, dia do debate presidencial na Globo. 

Desde que saiu do hospital Albert Einstein (em São Paulo), após se recuperar do ataque que sofreu no dia 06 de setembro de 2018, Jair Bolsonaro continua sendo o centro das atenções na disputa eleitoral. No dia 29/09, diversas manifestações contra a candidatura de Bolsonaro aconteceram no país. No dia seguinte, outras manifestações ocorreram a favor dele.

Seja falando contra ou favor (ou nem um nem outro, muito pelo contrário), parece que o nome do candidato à Presidência da República ainda vai dar muito o que falar até o dia das eleições. Principalmente no WhatsApp.

Um dos últimos anúncios sobre ele na daria conta de que Bolsonaro será entrevistado pelo programa do Ratinho, no SBT, no próximo dia 04 de outubro, quinta-feira, enquanto os outros candidatos participarão do debate organizado pela Rede Globo. “Gente, o Ratinho vai entrevistar Bolsonaro na quarta dia 04*. Vamos explodir a audiência. Divulguem no zap todo dia e nas redes sociais. Vamos acabar com a audiência da Globo fo debate”, diz  a mensagem, que é acompanhada de uma foto de Ratinho com Bolsonaro.

Bolsonaro será entrevista no programa do Ratinho no dia do debate da Globo?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A informação viralizou rapidinho, uma vez que essa informação significaria um boicote de Jair Bolsonaro ao debate. Mas será que Bolsonaro vai mesmo ser entrevistado pelo apresentador Ratinho no dia 04 de outubro no SBT para não ir ao debate entre os presidenciáveis na Rede Globo? A resposta é não. Para mais detalhes, continua lendo.

Para começar, a mensagem apresenta as principais características de boatos online: é vaga (apenas dá a informação da entrevista e diz que é “dia 4”, mas não apresenta outras informações), alarmista, com erros de português e de informação (dia 4 é quinta e não quarta), pede compartilhamento e não apresenta fontes confiáveis.

Além disso, não teria nenhuma lógica Bolsonaro optar por ser entrevistado nessa data pelo SBT, uma vez que, no mesmo dia, aconteceria o debate entre presidenciáveis na Rede Globo. Por mais que o programa do Ratinho tenha uma audiência fiel, o debate na Globo terá uma visibilidade estrondosa (ainda mais por se tratar do último debate do primeiro turno). Estrategicamente, seria um grande tiro no pé trocar um debate (no qual ele será certamente atacado) por uma entrevista.

Resolvemos procurar mais informações sobre essa possível entrevista e não encontramos nada sobre o assunto. Para acabar com todas as dúvidas, o próprio Carlos Massa (Ratinho)  veio a público para desmentir a informação. Vale ressaltar que o apresentador não tem se envolvido em política dentro do seu programa. E também é importante lembrar que o filho de Ratinho está liderando a intenção de votos para governador do Paraná.

“Estão dizendo aí – e é uma fake news, mais uma – que eu estaria entrevistando algum candidato no meu programa de quarta-feira. Queria comunicar que isso não é verdade, isto é um fake news, porque eu não posso entrevistar ninguém. Juridicamente, eu não posso entrevistar ninguém.

Então, queria dizer a vocês que continuam aí com esse negócio de fake news, notícias falsas, colocando aí no seu celular. Não acredite em mais nada que você não confirme. Acredite naquilo que eu coloco na minha rede social. Se eu fosse entrevistar alguém, eu colocaria na minha rede social. Como eu não coloquei, é sinal de que eu não vou entrevistar ninguém. É isso”.

Em resumo: a história que diz que o candidato Jair Bolsonaro será entrevistado no programa do Ratinho no dia 4 é falsa. A mensagem apresenta diversas características de boatos online, simplesmente não existe lógica e o próprio Ratinho desmentiu toda a história e garantiu que não entrevistará nenhum candidato em seu programa dessa semana. Ou seja, #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.