Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que o senador Randolfe Rodrigues tenha “defendido” bandido que se feriu ao invadir casa

É falso que o senador Randolfe Rodrigues tenha “defendido” bandido que se feriu ao invadir casa

Randolfe Rodrigues defendeu bandido que se feriu com lança em assalto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Senador Randolfe Rodrigues defendeu o bandido que se feriu em uma lança ao tentar invadir uma casa.

Análise

No final do ano passado, o Boatos.org teve que desmentir uma história falsa que apontava que o Ministério da Justiça iria indenizar um jovem que se feriu com uma lança de um portão enquanto tentava invadir uma casa. Agora, um desdobramento do mesmo fake está circulando na internet.

Um vídeo de um homem lendo a notícia falsa está viralizando na internet junto com uma mensagem que aponta que a pessoa que resolveu “defender o bandido” seria Randolfe Rodrigues.

Junto ao vídeo do depoimento estão circulando diversas mensagens “pouco elogiosas” a ele. Leia alguns dos textos que estão circulando na internet:

Vídeo: não é verdade que borra de café seja a melhor solução mosquito da dengue

Versão 1: Q U E. A B S U R D O, ISSO E REVOLTANTE! COMO ASSIM???? CADÊ OS PETISTAS DE PLANTÃO… EXPLICA ISSO??? E O TAL DIREITO DO ASSALTO??? RANDOLFE PROTEGE O BANDIDO, QUEM PROTEGERÁ A POPULAÇÃO??? É REVOLTANTE!!!! VAI PRA PQP PT!!!!! DEU PT – PERDA TOTAL NO BRASIL!

Versão 2: Randolfe essa lança deveria ter perfurado vc pra ver se fala mais grosso e deixa de falar besteira Defendendo bandido. Seu vagabundo Versão 3: Literalmente, não dar para acreditar nisso. Parabéns Psol e Randolfe Rodrigues, o papel de vcs juntamente com o PT está perfeito. E o G1 juntinho passando pano para bandido. Brasil ladeira abaixo mesmo!

Versão 4: Coisas do PT, Psol, desse verme que é o senador Randolfe,….todos apoiam bandidos porque são bandidos. Versão 5: Desgoverno de bandido e a justiça e até o ministério público cada vez mais aparelhado com a marginalidade, valores invertidos e insegurança para os cidadãos, os marginais são protegidos pela escória da política representada por Randolfe Rodrigues e PSOL. Atitudes que contrariam totalmente a Constituição Federal.

Checagem

Como boa parte da história já foi desmentida na checagem de novembro de 2023, vamos nos utilizar de algumas informações publicadas aqui. Dito isso, vamos listar as questões que serão respondidas na nossa parte da checagem: 1) Qual é o contexto da história do ladrão que se feriu em uma lança ao tentar roubar uma casa? 2) É verdade que Ranfolfe Rodrigues defendeu o homem que se machucou? 3) Além da questão “Randolfe”, que mais há de falso na história?

Qual é o contexto da história do ladrão que se feriu em uma lança ao tentar roubar uma casa?

Relembre o que escrevemos: “De fato, um homem se machucou na cidade de Guapiara (SP) no dia 5 de novembro de 2023. Ele tentou pular um muro e foi perfurado por estacas que estavam no portal. De acordo com notícia do portal g1, ele acabou se ferindo em estado grave.”

É verdade que Ranfolfe Rodrigues defendeu o homem que se machucou?

Não é verdade. Na realidade, a fala de Randolfe Rodrigues foi inserida em um print falso do g1 sobre a indenização ao homem que se feriu no portão ao tentar furtar uma casa.

Além da questão “Randolfe”, que mais há de falso na história?

Todo o resto do post que tem a fala de Randolfe. É falso que o Ministério da Justiça tenha resolvido indenizar o sujeito e é falso que o g1 tenha noticiado a decisão que nunca ocorreu.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o senador Randolfe Rodrigues tenha feito publicações defendendo um ladrão que se feriu ao invadir uma casa. O homem que está lendo o vídeo está reproduzindo uma fake news que já foi desmentida por aqui (e por outros lugares) lá em 2020.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).