Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Vladimir Putin tenha dito que Lula não é um homem de palavra e fez críticas ao presidente brasileiro em entrevista

É falso que Vladimir Putin tenha dito que Lula não é um homem de palavra e fez críticas ao presidente brasileiro em entrevista

Putin criticou Lula após encontro de presidente do Brasil com Zelensky, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Vladimir Putin fez críticas a Lula durante entrevista e disse que presidente do Brasil não é “homem de palavra”. 

  Análise

Depois que Lula participou da reunião do G20, da Assembleia da ONU e se encontrou com o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, começou a circular na internet um vídeo atribuído ao presidente da Rússia Vladimir Putin no qual ele teria feito críticas a Lula.

Nas imagens, ele fala a uma repórter e há uma narração (feita com ferramentas automatizadas) que apontaria que ele estaria criticando Lula. O vídeo é recheado de acusações contra Lula. Leia a transcrição e o assista:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Putin manifestou seu espanto e desilusão em relação a Lula, a quem ele previamente havia convidado para uma visita à Rússia. “Eu imaginava que Lula fosse uma pessoa de palavra”, declarou Putin. “Alguém que demonstrasse respeito pela segurança russa, quando estendi o convite para visitar a Rússia, ele recusou. No entanto, ao se encontrar com Zelensky, ele prontamente se apresentou em apoio”. 

O líder russo também recordou uma promessa anterior feita por Lula, a qual permitia a possibilidade de Putin visitar o Brasil. Putin alegou: “Lula me convidou a visitar o Brasil, mas, poucos dias depois, ele retirou sua promessa e indicou que, caso eu fosse ao Brasil, poderia ser detido por ordem de seus magistrados. O que isso representa? Traição, falta de caráter. Lula demonstrou covardia”.

@cortes_fatos #putin #militar #russia #geopolitica #lula #ucrania ♬ som original – Fatos

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Putin fez as tais críticas a Lula? 2) O que o presidente da Rússia disse que na entrevista em questão? 3) Putin e Lula estão com as relações estremecidas?

É verdade que Putin fez as tais críticas a Lula?

Não é verdade. Não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação sobre críticas de Vladimir Putin a Lula (até porque o presidente da Rússia tem outras preocupações no momento). Além disso, a entrevista utilizada no vídeo não tem qualquer menção (nem positiva nem negativa) a Lula.

O que o presidente da Rússia disse que na entrevista em questão?

A entrevista original foi à rede de televisão norte-americana CNBC em 2021. Na ocasião, falou sobre o mercado do petróleo, criptomoedas, China e Alexey Navalny. Talvez por acordo, nada havia sobre conflito na Ucrânia. Também não havia nada sobre o Brasil.

Putin e Lula estão com as relações estremecidas?

Aparentemente, não. Tanto que depois do encontro entre Lula e Zelensky, representantes da Rússia falaram em um novo encontro entre Lula e Putin, algo que ainda está sendo avaliado.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Putin tenha feito críticas a Lula depois do encontro entre o presidente do Brasil e Volodymyr Zelensky. A fala foi inventada e o “vídeo original” nada tem a ver com isso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm