Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT usa software livre para fraudar urnas eletrônicas, diz hoax

PT usa software livre para fraudar urnas eletrônicas, diz hoax

Boato – O PT comete fraude com as urnas através do auxílio de Software Livre e dois terríveis hackers: Richard Stallman e Kevin Mitcnick, com apoio dos simpatizantes comunistas Marcelo Brando e Sérgio Amadeu.

Mais uma eleição aconteceu e a suspeita de fraude nas urnas voltou a reinar entre os eleitores. Parte da população fica com um pé atrás e não confia totalmente nas máquinas que computam os votos atualmente.  Poucos sabem, mas o Brasil possui um sistema eleitoral que é considerado um dos mais modernos e eficientes do mundo, justamente pela tecnologia das urnas eletrônicas daqui.

Mas mesmo assim, surgem rumores sobre o funcionamento efetivo das urnas. Um caso que circulou na internet foi sobre uma possível fraude que o PT cometeria com as urnas, através do sistema de Software Livre utilizado nas máquinas e que poderia ter sido utilizado a favor do partido, através de hackers. A imagem que circulou nas redes sociais diz o seguinte:

Desde 1985, Lula é amigo de Marcelo Branco, militante petista e experiente ativista do Software Livre (à esquerda fazendo o V da vitória (Da Dilma?).

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Em 2008 o TSE trocou o software das urnas, que era Windows, pelo Software Livre do Marcelo (seria uma indelicadeza supor que Lula possa ter exercido alguma influência sobre essa decisão do TSE?).

Em 2009, Marcelo Branco apresenta a Lula o americano Richard Stallman, ativista fundador do movimento Software Livre e um aclamado programador e Hacker (o barbudo à direita de Lula).

Nas eleições de 2010, Marcelo Branco convidou Kevin Mitnick, hacker famoso nos Estados Unidos por invadir computadores das companhias telefônicas e que já tinha sido preso por isso, para vir a São Paulo (Campus Party 2010).

Em 2010, Dilma (abraçada ao Marcelo) vence as eleições.

O que você acha que acontecerá em 2014?

Por fim, o texto diz que a fonte foi do blog Wikileaks-brasil.blogspot.com.br. Este post do blog é de 2010, com o título “DEMOCRACIA HACKEADA – COMO O PT FRAUDOU AS ELEIÇÕES 2010”.

A imagem com as fotos e o texto foi publicada na página do Facebook Revoltados ON LINE e foi compartilhada por cerca de 30 mil pessoas. Ou seja, muitas pessoas levaram a sério as informações da postagem.

Alguns usuários da rede social tentaram explicar sobre o sistema nos comentários, dizendo que software livre (ou Linux) não é “coisa de comunista” e que o fato da urna eletrônica rodar Linux, não quer dizer que o software dela é livre (com o código fonte disponível). O site Meio Bit também tentou desmentir essa teoria da conspiração neste texto. Eles explicam que a migração de Windows CE para Linux não viola a segurança, pois o software livre não deixa a urna mais vulnerável.

Tanto o blog que lançou essa imagem com uma teoria conspiratória de fraude, quanto a página que divulgou a informação, apresentam outras postagens com outras acusações contra o Partido do Trabalho dos Trabalhadores, portanto, fica claro que o objetivo dessas páginas é mais em difamar o PT, do que o compromisso com a veracidade de informações.

O TechTudo explica, de uma forma clara como funciona o sistema das urnas eletrônicas, que desde 2008 é desenvolvido em Linux, um sistema operacional livre, que determina a sequência dos cargos e a tabela dos partidos e candidatos.

Essas informações e toda a lista dos eleitores de cada seção eleitoral, ficam dentro do flash card. Este dispositivo é colocado nas urnas e permite que os dados de cada uma sejam específicos daquela zona e seção eleitoral.

Fica evidente que o texto é falso, trata-se de mais um boato na internet, que ganhou forças com as eleições. Para esclarecer outras questões quanto Às urnas, veja também “Verdades e mentiras sobre fraude nas urnas eletrônicas”.