Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT mandou TSE cassar todos os mandatos de deputados do PL #boato

PT mandou TSE cassar todos os mandatos de deputados do PL #boato

PT mandou TSE cassar todos mandatos de deputados do PL, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O PT acabou de mandar o TSE cassar os mandatos e tornar inelegíveis todos os deputados do PL eleitos pelo povo.

Não é de hoje que muitas das decisões em relação à política do Brasil têm sido resolvidas pelo Judiciário brasileiro. É neste sentido que uma mensagem tem apontado para o que seria um “golpe de Lula” na direita do país.

Um vídeo do senador Magno Malta está circulando junto com mensagens que apontam que o PT mandou o TSE cassar os mandatos de todos os deputados do PL. Também foi dito que havia uma “guerra civil” a vista por causa disso. Leia o texto que está circulando em redes sociais:

GRAVÍSSIMO! PT MANDOU O TSE CASSAR OS MANDATOS E TORNAR INELEGÍVEIS TODOS OS DEPUTADOS DO PL. GUERRA CIVIL A VISTA. É IMPRESCINDÍVEL FAZER ESTE VÍDEO CHEGAR A CADA BRASILEIRO, TANTO AQUI NO BRASIL, QUANTO NO EXTERIOR. COMPARTILHEM, ATÉ TODOS ESTAREM CIENTES.

PT mandou TSE cassar todos os mandatos de deputados do PL?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

O vídeo e a mensagem se espalharam com todas as forças nos últimos tempos e, claro, está servindo para incendiar alguns bolsonaristas. Porém, a alegação de que o PT mandou o TSE cassar todos os mandatos e tornar deputados inelegíveis é falsa.

O que há é uma distorção do conteúdo apresentado pelo senador Magno Malta. É fato que ele estava insatisfeito com a esquerda no vídeo em questão. Porém, em nenhum momento ele falou que o PT “mandou o TSE cassar todos os deputados”.

O vídeo em questão foi gravado em dezembro de 2022 após o PT entrar com uma ação no TSE pedindo a cassação de alguns políticos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (além do próprio Bolsonaro e seu vice, general Braga Netto) por conta de alegações contra o processo eleitoral.

O pedido foi aceito em dezembro de 2022 e as investigações prosseguem. Porém, há alguns detalhes que precisam ser considerados e que apontam que a mensagem que circula junto com o vídeo é falsa.

Para começar, o PT não “mandou o TSE cassar” os citados na ação. Na realidade, o partido entrou com um pedido de cassação no TSE que, após ampla defesa, será apreciado e julgado.

Segundo: não se tratam de todos os deputados do PL. Conforme já apontamos, a ação em questão mira o ex-presidente Jair Bolsonaro e oito políticos aliados a ele (aí entram deputados, senadores e até quem não se elegeu).

Terceiro: o vídeo não significa o “início da guerra civil no Brasil”. Se, de fato, a declaração em questão tivesse este efeito, já teríamos tido uma guerra lá em dezembro (o máximo que tivemos foram atos de vandalismo).

Resumindo: é falso que o PT mandou o TSE cassar todos os deputados do PL. O vídeo de Magno Malta foi retirado de contexto e aponta para outra situação que está sendo descrita de forma errada na mensagem que circula online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm