Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Acordo do PT com o Partido Comunista da China em setembro de 2023 não tem impacto na “liberdade no Brasil”

Acordo do PT com o Partido Comunista da China em setembro de 2023 não tem impacto na “liberdade no Brasil”

PT vai assinar acordo com a China para acabar com a liberdade no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – PT vai acabar com a liberdade no Brasil após assinar um acordo com a China em 20 de setembro de 2023. 

  Análise

Tem circulado em redes sociais e no WhatsApp mensagens que apontam que o dia 20 de setembro de 2023 será decisivo em relação à liberdade no Brasil. Depois que o PT e o PCC (Partido Comunista da China) anunciaram que vão assinar acordos, uma mensagem passou a apontar que isso significaria o fim da liberdade no Brasil.

O conteúdo está acompanhado de um áudio feito com ferramentas de inteligência artificial de locução automática que aponta que não vai demorar para o PT decidir em breve o que é liberdade e que os jovens serão impactados. Leia a mensagem e a transcrição do arquivo:

Texto: Dia 20 setembro de 2023 o PT vai assinar um acordo com a China e a esquerda do mundo. Assista e Compartilhe enquanto você pode! A ESQUERDA TOMANDO CONTA DO BRASIL INTEIRO

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Transcrição: Para reforçar a democracia no Brasil quando na verdade estarão trabalhando nitidamente e descaradamente para enterrar a democracia brasileira. Então meu povo com a assinatura desse acordo fica bem claro qual é o triste caminho que vamos seguir nos próximos anos

 aproveitem a liberdade enquanto ela existe, pois muito em breve quem vai decidir o que é liberdade para você será o governo. Triste futuro, a triste ironia é que quem mais vai sofrer são os jovens justamente aqueles que fizerem o L e foram usados de massa de manobra com falsas narrativas

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o PT vai assinar um acordo com a China no dia 20 de setembro de 2023? 2) É verdade que o acordo vai resultar no fim da liberdade no Brasil? 3) O que vai ser assinado entre o PT e o Partido Comunista da China?

É verdade que o PT vai assinar um acordo com a China no dia 20 de setembro de 2023?

Sim. De acordo com matérias da mídia, o PT e o PCC (não confundir com a organização criminosa) vão assinar um acordo de cooperação internacional em Brasília no dia 20 de setembro de 2023. Líderes dos partidos estarão presentes.

É verdade que o acordo vai resultar no fim da liberdade no Brasil?

Apesar da preocupação real que se tem com as liberdades e respeito aos direitos humanos na China, não é verdade que o acordo vai resultar no fim das liberdade individuais no Brasil. Na realidade, o PT não conseguiria “acabar” com isso nem se houvesse a intenção. Atitudes antidemocráticas têm sido reprimidas pela Justiça (conforme estamos vendo).

O que vai ser assinado entre o PT e o Partido Comunista da China?

Não está claro o que vai ser assinado, mas uma coisa é fato. Não é de hoje que os partidos (de, em níveis diferentes, ideologia de esquerda) são parceiros. Em reuniões do Foro de São Paulo, o partido chinês já participou. 

Conclusão

Exagerado 🗣️

Apesar de o acordo ser real é, no mínimo, exagerado dizer que o 20 de setembro vai marcar o fim da liberdade no Brasil. Há muitas outras datas em que isso foi, de fato, tentado (sem sucesso) e não será no dia de hoje.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm